Caracas, (Prensa Latina) A Comissão de Alto Nível Venezuela-Rússia decidiu hoje aqui ampliar o nível estratégico das relações bilaterais ao incluir nestes nexos a cooperação nos setores agrícola e mineiro.
Informou que os mencionados acordos ampliarão os vínculos russo-venezuelanos a cinco campos de interesse estratégico, conjuntamente com o setor energético como eixo central, o comércio e a relação técnico-militar para a defesa da soberania e da paz.
El Aissami destacou que os convênios emanados da comissão binacional devem ter estabelecidos um tempo de execução, as fontes de financiamento e os responsáveis diretos para sua concretização.
Além disso, o segundo governante destacou o interesse da Venezuela de que a Rússia participe na prospecção e exploração de minerais de alto valor estratégico como o ouro e o coltan na nação sul-americana, que conta com amplas reservas certificadas destes recursos.
Por sua vez, o embaixador da Rússia em Caracas, Vladimir Zaemskiy, sublinhou a disposição de Moscou de investir nas áreas produtivas de interesse para o desenvolvimento de ambos países.