24.5 C
Brasília
quinta-feira, 30 maio, 2024

Membros do Conselho Presidencial do Haiti prestam juramento

Porto Príncipe, 25 de abril (Prensa Latina) Os membros do Conselho de Transição Presidencial Haitiano (CPT) prestaram juramento hoje no Palácio Nacional, de onde será traçado o caminho para a reorganização política do país caribenho.

Diante de um público limitado, Smith Augustine; Louis Gerald Gilles; Fritz, Alphonse Jean; Edgard Leblanc Jr.; Laurent Saint-Cyr; Emmanuel Vertilaire, Leslie Voltaire, Régine Abraham e Frinel Joseph selaram o seu compromisso com a nação.

Ao mesmo tempo, o ex-primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, apresentou oficialmente a sua demissão e nomeou Michel Patrick Boisvert como primeiro-ministro interino por decreto enquanto se aguarda a formação de outro governo pela CPT, informou o jornal Le Nouvelliste.

Nos dias anteriores, a coligação de gangues atacou o Palácio Nacional com o argumento de que a CPT foi criada na Jamaica sob o patrocínio da Comunidade Caribenha e sob o olhar atento do governo dos Estados Unidos.

Os bandidos consideram que vários setores ficaram de fora daquele órgão, que conta apenas com sete decisores políticos e dois observadores da sociedade civil.

Na sua opinião, a CPT deveria ter sido formada no Haiti e não fora das suas fronteiras.

Uma vez estabelecido este governo de transição, uma força multinacional liderada pelo Quénia poderá chegar a Porto Príncipe, que, juntamente com a PNH, combaterá os bandos da capital, agora 80 por cento controlados por criminosos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS