28.5 C
Brasília
sábado, 5 outubro, 2024

Hezbollah repele tentativa de Israel de penetrar em território libanês

Combatentes do Hezbollah em exercício de treinamento no sul do Líbano, 21 de maio de 2023. (Foto: AP)

HispanTV – O Hezbollah afirma ter frustrado todas as tentativas das tropas israelenses de penetrar no território libanês e nega falsas alegações de Israel a este respeito.

Depois que o comando militar israelense divulgou uma série de fotografias e imagens de cidades fronteiriças libanesas, alegando ter avançado em aldeias libanesas, eliminado combatentes da Resistência e capturado armas, um oficial do Movimento de Resistência Islâmica Libanesa (Hezbollah) negou essas falsas alegações na sexta-feira. 

“As imagens publicadas hoje pelo exército inimigo israelense de seus soldados perto de casas em uma vila fronteiriça no sul do Líbano foram fotografadas em um ponto geográfico a dezenas de metros dos territórios ocupados (a fronteira palestino-libanesa)”, afirmou um oficial de campo no Sala de Operações do Hezbollah.

Segundo o Hezbollah, as fotografias mostravam áreas residenciais construídas perto da fronteira em quase todas as cidades fronteiriças do Líbano, como uma demonstração de resiliência contra o regime israelita. 

O oficial enfatizou que estas reivindicações vêm do regime israelense, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, depois que o exército israelense sofreu pesadas baixas durante tentativas fracassadas de incursão no sul do Líbano. 

Quatro outros soldados israelitas foram mortos em intensos confrontos com combatentes do Hezbollah no sul do Líbano.

“Para obter estas fotografias de que o perturbado Netanyahu precisava desesperadamente, o preço foi mais de 20 mortes e feridos entre soldados de elite, o que forçou a censura militar israelita a esconder e encobrir o acontecimento”, confirmou.

Em detalhes, o oficial explicou que as fotos foram resultado de uma tentativa de ataque das forças especiais israelenses nas cidades fronteiriças de Yaroun e Maroun al-Ras, onde tentativas semelhantes foram registradas desde a noite de segunda-feira. 

O Hezbollah deixou claro que soldados especiais do exército israelense tentaram na tarde de sexta-feira avançar de dois eixos em direção às cidades de Maroun al-Ras e Yaroun, no entanto, caíram na emboscada, preparada antecipadamente, pelos combatentes do Hezbollah.

“Quando as forças chegaram aos pontos de emboscada preparados (…) os combatentes da Resistência Islâmica detonaram vários dispositivos (alguns deles foram plantados na quinta-feira) e entraram em confronto com oficiais de elite e soldados com armas ligeiras e médias e lança-foguetes com granadas de propulsão, a curtas distâncias. que atingiu a distância zero, o que causou uma série de mortos e feridos entre as fileiras da força infiltrante”, explicou o oficial.

Ele observou que as tropas israelenses sobreviventes levaram os mortos ou feridos e recuaram sob intenso fogo de artilharia.

“Os combatentes da Resistência Islâmica monitorizam, seguem e respondem a todos os movimentos hostis nas linhas da frente no sul do Líbano e perseguem os soldados israelitas inimigos nas suas bases e quartéis de retaguarda ao longo da linha de fronteira nos territórios ocupados, com granadas de artilharia e foguetes.” ele disse.

O regime israelita intensificou a agressão indiscriminada no sul e no leste do Líbano desde o final de Setembro, matando centenas de civis libaneses. Na terça-feira, os militares israelitas alegaram ter lançado “incursões terrestres limitadas” no sul do Líbano.

O diretor do gabinete de comunicação social da Resistência Libanesa, Mohamad Afif, afirmou que o Hezbollah tem combatentes, armas e munições suficientes para fazer recuar as forças do regime libanês.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS