19.5 C
Brasília
quarta-feira, 6 novembro, 2024

Artilharia do Hezbollah frustra incursão israelense em território libanês

Forças do Exército Libanês – Sputnik International © Sputnik / ZAHRAA AL AMIR

Moscou (Sputnik) – Combatentes do movimento libanês Hezbollah, com a ajuda de artilharia, impediram uma tentativa das Forças de Defesa de Israel (IDF) de invadir o território libanês na área do antigo posto de controle de fronteira de Fátima, informou o serviço de imprensa do movimento na quinta-feira.

“Combatentes da Resistência Islâmica [Hezbollah] às (10:15) da manhã de quinta-feira, 3.10.2024, responderam com fogo de artilharia a uma tentativa das forças inimigas israelenses de invadir o [antigo] posto de controle de Fátima”, disse o movimento em um comunicado.

Tanques do exército israelense manobram em uma área de preparação no norte de Israel, perto da fronteira entre Israel e Líbano, terça-feira, 1º de outubro de 2024. – Sputnik International, 1920, 02.10.2024

Tanques do exército israelense manobram em uma área de preparação no norte de Israel, perto da fronteira entre Israel e Líbano, terça-feira, 1º de outubro de 2024. - Sputnik International, 1920, 02.10.2024

Incursões sem fim? Mergulho profundo nos ataques militares de Israel ao Líbano

Escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah

A situação na fronteira entre Líbano e Israel permaneceu tensa desde o início das operações militares na Faixa de Gaza em outubro do ano passado. Naquela época, o Hezbollah começou a bombardear o norte de Israel em apoio ao movimento palestino Hamas.

Uma escalada acentuada ocorreu em 17 e 18 de setembro, quando dispositivos de comunicação explodiram simultaneamente em várias regiões do Líbano: primeiros pagers e, no dia seguinte, rádios. De acordo com relatos da mídia, esses dispositivos foram usados ​​principalmente por membros do Hezbollah. Dados oficiais confirmaram 37 fatalidades, com mais de 3.000 pessoas feridas, incluindo crianças e civis.

Após esses eventos, Israel lançou ataques aéreos no país vizinho, alvejando e eliminando vários comandantes de alto escalão do Hezbollah com ataques aéreos de precisão, incluindo o Secretário-Geral Hassan Nasrallah. Em 1º de outubro, Tel Aviv anunciou o início de uma operação terrestre contra o movimento xiita.

O número de mortos pelos ataques aéreos das Forças de Defesa de Israel (IDF) agora se aproxima de 2.000, com mais de 1,2 milhão de libaneses forçados a fugir de suas casas. Dezenas de milhares de refugiados fugiram para a vizinha Síria.

Tanques do exército israelense manobram em uma área de preparação no norte de Israel, perto da fronteira entre Israel e Líbano, terça-feira, 1º de outubro de 2024. - Sputnik International, 1920, 01.10.2024

Tanques do exército israelense manobram em uma área de preparação no norte de Israel, perto da fronteira entre Israel e Líbano, terça-feira, 1º de outubro de 2024. – Sputnik International

Análise

Ataque de Israel ao Líbano – Especialista em possíveis cenários futuros

Apesar dessas perdas, incluindo entre sua liderança, o Hezbollah continua a se envolver em combate terrestre. A IDF também relatou baixas e ferimentos entre soldados israelenses que participam de operações no sul do Líbano.

Enquanto isso, o Hezbollah não cessou seus ataques de foguetes contra Israel, com o alcance desses ataques aumentando significativamente nos últimos dias. Dezenas de salvas de foguetes estão sendo registradas diariamente em cidades israelenses, com alguns ataques atingindo prédios residenciais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS