Forças do Exército Libanês – Sputnik International © Sputnik / ZAHRAA AL AMIR
Moscou (Sputnik) – Combatentes do movimento libanês Hezbollah, com a ajuda de artilharia, impediram uma tentativa das Forças de Defesa de Israel (IDF) de invadir o território libanês na área do antigo posto de controle de fronteira de Fátima, informou o serviço de imprensa do movimento na quinta-feira.
“Combatentes da Resistência Islâmica [Hezbollah] às (10:15) da manhã de quinta-feira, 3.10.2024, responderam com fogo de artilharia a uma tentativa das forças inimigas israelenses de invadir o [antigo] posto de controle de Fátima”, disse o movimento em um comunicado.
Tanques do exército israelense manobram em uma área de preparação no norte de Israel, perto da fronteira entre Israel e Líbano, terça-feira, 1º de outubro de 2024. – Sputnik International, 1920, 02.10.2024
Incursões sem fim? Mergulho profundo nos ataques militares de Israel ao Líbano
Escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah
A situação na fronteira entre Líbano e Israel permaneceu tensa desde o início das operações militares na Faixa de Gaza em outubro do ano passado. Naquela época, o Hezbollah começou a bombardear o norte de Israel em apoio ao movimento palestino Hamas.
Uma escalada acentuada ocorreu em 17 e 18 de setembro, quando dispositivos de comunicação explodiram simultaneamente em várias regiões do Líbano: primeiros pagers e, no dia seguinte, rádios. De acordo com relatos da mídia, esses dispositivos foram usados principalmente por membros do Hezbollah. Dados oficiais confirmaram 37 fatalidades, com mais de 3.000 pessoas feridas, incluindo crianças e civis.
Após esses eventos, Israel lançou ataques aéreos no país vizinho, alvejando e eliminando vários comandantes de alto escalão do Hezbollah com ataques aéreos de precisão, incluindo o Secretário-Geral Hassan Nasrallah. Em 1º de outubro, Tel Aviv anunciou o início de uma operação terrestre contra o movimento xiita.
O número de mortos pelos ataques aéreos das Forças de Defesa de Israel (IDF) agora se aproxima de 2.000, com mais de 1,2 milhão de libaneses forçados a fugir de suas casas. Dezenas de milhares de refugiados fugiram para a vizinha Síria.
Tanques do exército israelense manobram em uma área de preparação no norte de Israel, perto da fronteira entre Israel e Líbano, terça-feira, 1º de outubro de 2024. – Sputnik International
Análise
Ataque de Israel ao Líbano – Especialista em possíveis cenários futuros
Apesar dessas perdas, incluindo entre sua liderança, o Hezbollah continua a se envolver em combate terrestre. A IDF também relatou baixas e ferimentos entre soldados israelenses que participam de operações no sul do Líbano.
Enquanto isso, o Hezbollah não cessou seus ataques de foguetes contra Israel, com o alcance desses ataques aumentando significativamente nos últimos dias. Dezenas de salvas de foguetes estão sendo registradas diariamente em cidades israelenses, com alguns ataques atingindo prédios residenciais.