27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Grupo Al-Shabab ataca base naval usada por tropas americanas no Quênia

© AP Photo / Staff Sgt. Lexie West/ Força Aérea dos EUA
ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA

Jihadistas do grupo radical islâmico Al-Shabab atacaram uma base naval americana no condado de Lamu, na costa do Quênia, comunicou o jornal Daily Nation.

De acordo com a mídia, a base militar de Camp Simba abriga soldados americanos junto com tropas locais, e estes conseguiram repelir o ataque matando quatro militantes. Não houve vítimas fatais entre o pessoal da base ou civis.

O comissário do condado, Irungu Macharia, disse ao jornal local que militantes “fortemente armados” invadiram o complexo às 4h deste domingo, 5 (22h de sábado no horário de Brasília). Testemunhas comunicaram que ouviram tiros vindos da base.

Imagens que circulam nas mídias sociais supostamente mostram a fumaça causada na área.

https://twitter.com/samirasawlani/status/1213704152578220032
​Al-Shabaab atacou uma base militar americana em Lamu, no Quênia. Não há notícias de vítimas, etc., enquanto a troca de tiros continua
https://twitter.com/i/status/1213701976946618368
​Lamu, Al-Shabab, Quênia; KenyanTraffic suspeita que militantes do Al-Shabab atacaram a base naval de Manda-Magogoni, em Lamu. Forte troca de fogo em curso e os residentes dizem que as coisas não estão bem

Criada em 2004, a base de Camp Simba é usada pelos EUA para treinar unidades navais quenianas e acredita-se que tenha um papel importante nas operações americanas na Somália e no Iêmen, incluindo em ataques com drones.

Combatentes do grupo Al-Shabab, em Mogadíscio, Somália (imagem de arquivo)
© AFP 2019 / MOHAMED ABDIWAHAB
Combatentes do grupo Al-Shabab, em Mogadíscio, Somália (imagem de arquivo)

O grupo radical islâmico Al-Shabab, que opera a partir da Somália e possui relações estreitas com a Al-Qaeda (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países), realizou inúmeros ataques contra o governo central do país e tem criado obstáculos à atividade humanitária da ONU.

Sputnik

ÚLTIMAS NOTÍCIAS