18.5 C
Brasília
quinta-feira, 30 maio, 2024

Venezuelanos marcham em repúdio às sanções dos EUA

HispanTV – Centenas de venezuelanos saíram às ruas na quinta-feira para expressar o seu repúdio às sanções dos EUA contra o país caribenho.

A mobilização realizada em Biscucuy, no estado de Portuguesa (oeste), marcou o início de uma série de protestos planejados contra as sanções em meio ao contexto eleitoral.

“As pessoas estão a pedir ao [presidente dos EUA Joe] Biden que levante o bloqueio para que possam trabalhar em paz (…) É uma exigência do imperialismo!”, disse Diosdado Cabello, um dos líderes, à multidão do Partido Socialista Unido. da Venezuela (PSUV).

Em 17 de abril, os Estados Unidos anunciaram a suspensão parcial do alívio das sanções ao petróleo e gás venezuelanos, em resposta à desqualificação da líder da oposição venezuelana María Corina Machado para participar nas eleições de 28 de julho.

Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou no sábado o governo dos EUA de não cumprir os seus compromissos “em relação ao levantamento de todas as sanções criminais contra a sociedade e a economia da Venezuela”.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) instou na quinta-feira o levantamento das sanções setoriais contra a Venezuela, citando os resultados da visita da relatora especial da ONU sobre medidas coercitivas unilaterais, Alena Douhan, em 2021, que destacou sua “exacerbação de calamidades ”na nação.

Imagem

Imagem

Imagem

ÚLTIMAS NOTÍCIAS