Brasília, 21 de janeiro de 2022 às 12:17
Selecione o Idioma:

Nossa América

Postado em 25/11/2021 4:51

Cuba reitera seu compromisso com a paz na Colômbia

.

Havana (Prensa Latina) Cuba reiterou nesta quarta (24) seu compromisso inabalável com a paz na Colômbia, disse o ministro das Relações Exteriores do país caribenho, Bruno Rodríguez.

“Cinco anos após a assinatura do Acordo Final entre o governo colombiano e as FARC-EP, reafirmamos que sua implementação efetiva e seu cumprimento rigoroso são garantias decisivas para uma paz justa e duradoura”, acrescentou ele em sua conta no Twitter.

Durante um recente evento realizado pela Universidade Externado da nação sul-americana, a comunidade internacional ratificou seu apoio ao Acordo de Paz e defendeu sua plena implementação para resolver os problemas do país.

Além de comemorar o aniversário do Acordo entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (FARC-EP) e o Estado, representantes da ONU, da União Europeia, de Cuba, da Noruega e da Suécia fizeram um balanço do que foi alcançado e dos desafios a serem superados.

Em declarações ao Prensa Latina, o Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe da Missão de Verificação das Nações Unidas na Colômbia, Carlos Ruiz, destacou a importância do apoio de Cuba e da Noruega como países garantidores, desde a gestação do pacto histórico até sua implementação.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse na véspera que a implementação do Acordo de Paz nos territórios é crucial por causa de sua vocação para transformar as causas profundas do conflito.

Comentários: