17.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

Chile registra mais de cinco mil novos casos de Covid-19

Santiago do Chile, 16 de junho (Prensa Latina) Outras cinco mil e 13 novas infecções nas últimas 24 horas e 21 mortes, informou hoje o Ministério da Saúde chileno em sua parte mais recente da pandemia de Covid-19.
Em uma coletiva de imprensa no Palácio de La Moneda, foi detalhado que o saldo até às 21:00, horário local de segunda-feira, eleva o número de mortes no país para 3.383, enquanto o número total de infectados desde o início da pandemia é 184 mil e 449.

Conforme explicado por Paula Daza, Subsecretária de Saúde, o baixo número de mortes relatadas na segunda e terça-feira deve-se ao fato de o Registro Civil não registrar mortes durante os finais de semana e a partir de amanhã essa lacuna deve ser corrigida quando todas as informações estiverem disponíveis. .

Ele também explicou que 24 mil e 834 casos ativos são registrados, dos quais 1.470 pacientes estão conectados à ventilação mecânica e 376 estão em estado crítico.

Como ocorre há semanas, a maioria dos novos casos continua concentrada na região metropolitana, com 4.222, seguida muito por Valparaíso (250), O’Higgins (209), Tarapacá (107), Maule (98). e Antofagasta (87).

Um tópico chocante na conferência de imprensa foi que, na parte de amanhã, o número total de infectados sofrerá um aumento muito notável, pois, segundo o chefe do departamento de epidemiologia do Ministério da Saúde, Rafael Araos, o número de casos da doença, que adicionará 31.412 que não foram relatados.

Assim, o número total de pacientes desde o início da pandemia será de 215.911.

Araos explicou que foram feitas revisões no sistema de vigilância epidemiológica e nas fontes de dados, devido a atrasos causados pela pressão a que o sistema de saúde foi submetido e um número significativo de pessoas foram detectadas e que não foram notificadas.

Ele ressaltou que esse grupo de indivíduos não relatados, suspeitos ou pendentes tem PCR positivo e são casos confirmados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS