11.5 C
Brasília
domingo, 14 julho, 2024

Argélia e Irã: Relações bilaterais para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os dois países

Ministros das Relações Exteriores da Argélia e do Irã garantem que as relações bilaterais entre os dois países estão no caminho certo e que  Argélia e Irã  concordam em muitas questões.

HispanTV – Em uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo argelino, Ahmed Attaf, realizada este sábado (08) na capital persa, o chefe da Diplomacia do Irã sublinhou que Teerã e Argel sempre tiveram importantes diálogos e consultas ao nível das altas autoridades nas questões políticas e irão continuar no mesmo caminho.

Nesse sentido, ele relatou a disposição dos dois países de chegar a um acordo para isentar os vistos políticos e, em uma segunda etapa, os vistos normais para os cidadãos de ambas as nações.

“As relações entre os dois países estão no bom caminho (…) Na reunião de hoje acordámos a realização de uma comissão de acompanhamento do Alto Comissariado Conjunto entre os dois países. Esta comissão é realizada no nível do primeiro vice-presidente do Irã e do primeiro-ministro da Argélia, e os ministérios relevantes também estão encarregados de organizar o comitê de acompanhamento. Os seus encontros decorrerão nas capitais dos dois países num futuro próximo”, acrescentou.

Os chanceleres do Irã e da Argélia abordam diversos temas bilaterais e internacionais em reunião realizada em Teerã, capital da Pérsia, em 8 de julho de 2023.

Amir Abdolahian indicou que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, planeja participar do Fórum dos Países Exportadores de Gás (FPEG) a ser realizado em breve na Argélia, evento que o chanceler iraniano acredita ser uma boa oportunidade para consultas diplomáticas. e Argélia, e também outros membros participantes.

Attaf, por sua vez, destacou que as relações Irã-Argélia estão se desenvolvendo em vários âmbitos nacionais e internacionais, e tratar de todos os detalhes dessas relações está além da reunião de hoje.

“As relações entre o Irã e a Argélia são históricas e privilegiadas, e temos um futuro brilhante pela frente”, afirmou.

O Irã e a Argélia concordaram em acelerar sua cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, empresas baseadas no conhecimento, meio ambiente, novas energias, agricultura, medicina, turismo, indústria e mineração.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS