26.5 C
Brasília
terça-feira, 28 maio, 2024

Música colombiana estrela no New Orleans Jazz Festival, EUA

Bogotá, 27 abr (Prensa Latina) A música tradicional colombiana estrela neste sabado (27) o New Orleans Jazz Festival 2024, nos Estados Unidos, dedicado nesta edição à nação sul-americana.

Grupos como Gregorio Uribe, Rancho Apart, Changó, Joaquín Pérez e sua herança ancestral, Kombilesa mi e Cumbia Stars tornaram-se embaixadores culturais do país nos palcos daquela cidade americana para mostrar a riqueza e diversidade do território.

De acordo com uma nota aqui divulgada pelo Itamaraty, serão um total de mais de 175 artistas colombianos que estarão no pavilhão do Intercâmbio Cultural, num evento no qual se espera a presença de cerca de meio milhão de participantes.

A Colômbia foi descrita pelo Festival como a potência cultural da América Latina, segundo a nota divulgada.

Alguns dos gêneros do país sul-americano presentes em Nova Orleans são salsa, cumbia, champeta, vallenato, chirimía e currulao.

Além das apresentações nos 14 palcos do festival, são realizados desfiles diários em homenagem às tradições do país, que se somam às experiências culturais imersivas com artesãos indígenas e afro-colombianos, e o melhor da culinária tradicional colombiana.

Durante este fim de semana também se apresentarão Bomba Stereo, Gaita loop, Jacobo velez e la mamba negra, entre outros.

O próximo ciclo do festival, que começou no dia 25 de abril, será de 2 a 5 de maio, e contará com a participação do Grupo Niche, Matachindé, Cimarrón, entre outros.

O talento colombiano também está representado por 17 mestres artesãos que representam comunidades indígenas e afro-colombianas de 10 departamentos do país: Antioquia, Atlántico, Bolívar, Cesar, Córdoba, Cundinamarca, La Guajira, Nariño, Vaupés, Valle del Cauca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS