19.5 C
Brasília
segunda-feira, 16 setembro, 2024

Apesar das sanções, países da União Europeia aumentam importações de gás russo, diz diplomata

© Sputnik / Aleksei Danichev

Sputnik – Os países da União Europeia (UE) seguem aumentando as compras de gás russo, informou o diretor do Departamento de Cooperação Econômica do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Dmitry Birichevsky.

“Apesar do plano da UE adotado em maio de 2022 para reduzir as importações de hidrocarbonetos da Rússia, as estatísticas comerciais europeias mostram que as importações de gás russo nos países da União Europeia têm tendência de aumento. Assim, no primeiro semestre deste ano, a UE importou mais gás natural da Rússia do que em janeiro-junho de 2023″, disse o diplomata.
Segundo especificou Birichevsky, até a data, a parcela do gás russo no total das importações da UE é de 15%.
Exposição em homenagem ao 82º aniversário do desfile militar na Praça Vermelha, com Kremlin no fundo, em Moscou, Rússia, foto publicada em 5 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024

Panorama internacional

‘Tiro no próprio pé’: economia da Rússia se fortalece apesar das sanções ocidentais, diz jornal

Em particular, o diplomata observou que a França dobrou suas importações de gás natural liquefeito (GNL) russo no primeiro trimestre deste ano – de 2 para 4,4 bilhões de metros cúbicos, com uma parte significativa indo para reexportação. Ele destacou também que a Grécia no ano passado quadruplicou a importação de gás russo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS