Moscou, 14 set (Prensa Latina) O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu hoje que a mídia dos países BRICS, e seus amigos do Sul e do Leste globais, defendem atualmente a verdadeira liberdade de expressão.
Numa mensagem de vídeo enviada aos participantes do VI Brics Media Summit, e transmitida na gala do 120º aniversário da fundação da agência de notícias russa TASS, organizadora do evento, o presidente destacou que este tipo de interação internacional serve comum objetivos.
“Agora que está em curso o complexo processo de formação da multipolaridade, é especialmente importante proteger os princípios da informação fiável e da verdadeira liberdade de expressão que, ao refletirem opiniões diferentes, nos permitem procurar compromissos e abordagens comuns para resolver os problemas mundiais”, ele comentou.
O chefe de Estado do gigante euro-asiático reconheceu que os países do bloco integracionista estão a expandir firme e constantemente a cooperação em todas as áreas, incluindo a informação, e partilham os valores de uma ordem mundial igualitária e verdadeiramente justa.
A este respeito, destacou que um enorme papel neste caminho corresponde aos meios de comunicação, que na sua opinião se esforçam por oferecer à sociedade uma imagem objetiva e não distorcida do mundo, e mostrar a diversidade de culturas e tradições.
“Espero que a Cúpula de Mídia do Brics seja mais um passo no fortalecimento das relações entre nossos países e ajude a estabelecer contatos comerciais e humanos amigáveis”, enfatizou.
Putin, na sua mensagem, também felicitou toda a equipa TASS pelas suas ações durante mais de um século, demonstrando os melhores padrões de jornalismo dentro e fora da Rússia.



