25.5 C
Brasília
quinta-feira, 10 outubro, 2024

Coreia do Norte revela pela primeira vez o seu enriquecimento de urânio

HispanTV – O líder norte-coreano visitou uma instalação de enriquecimento de urânio e pediu mais centrífugas para fortalecer o arsenal nuclear do país.

A Agência Central de Notícias da Coreia do Norte ( KCNA ) afirmou que o líder do país, Kim Jong-un, visitou um instituto de armas nucleares e uma “base de produção de material nuclear, a fim de supervisionar o funcionamento das suas linhas de produção”, sem especificar o exato localização dos locais ou a data do evento.

Durante a viagem, Kim pediu o aumento do número de centrífugas para enriquecimento de urânio, com o objetivo de aumentar a produção de materiais nucleares do tipo armamento e, assim, fortalecer a autodefesa.

O líder norte-coreano recebeu informações sobre a instalação, que “produz material nuclear de forma dinâmica, através do estudo, desenvolvimento e introdução de todos os elementos do sistema, incluindo separadores centrífugos”, notou a mídia, ao mesmo tempo que enfatizou a necessidade de alcançar novos avanços no produção desses materiais, estabelecendo metas prospectivas mais elevadas e concentrando todos os esforços.

Kim também supervisionou o treinamento das forças de operações especiais e o teste de disparo de um novo lançador múltiplo de foguetes de 600 mm para verificar seu desempenho.

Por seu lado, a agência sul-coreana  Yonhap indicou que foi a primeira vez que Pyongyang revelou publicamente uma instalação de enriquecimento de urânio.

A Coreia do Norte suspendeu os testes nucleares e de mísseis durante um processo diplomático com os Estados Unidos em 2018, até 2020, quando o líder norte-coreano anunciou que o país estava “desenvolvendo um sistema de armas de próxima geração que apenas os países avançados possuem”.

Pyongyang continua a reforçar o seu poder militar, assegurando que as suas actividades são de autodefesa face às manobras do seu “ maior inimigo ”, os Estados Unidos e do seu aliado próximo, a Coreia do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS