Oito mulheres inspiradoras em suas áreas de atuação foram agraciadas. O evento aconteceu na Casa da Argélia, no Lago Sul, Brasília.
Foram homenageadas Ana Beatriz Bezerra (Neurocientista), Andréia Salles (Jornalista e Escritora), Cláudia Godoy (Fotojornalista), Dinah Opoczynsky (Adida cultural Embaixada da Bélgica), Doutora Jane (Delegada e Deputada Distrital), Jane Marrocos (Curadora de Arte e Cultura), Luciana Santos (Empresária e Soroptimista) e a Embaixatriz da Argélia Saida Bladehane.
Shirley Pontes, Presidente da AIC, fez uma preleção sobre a Argélia: história, encantos, moda, cultura e potencialidades. Seguiu-se a fala de Conselheira da Argélia Sra. Emira Dalia Jazairy que ressaltou o importante papel das heroínas que lutaram pela independência do país que aconteceu em 1962.
Curriculum das homenageadas:
Dra. Ana Beatriz Costa Bezerra: Psicologia clínica, especialização Gerontologia, com pesquisa em neurociência, Mestrado em Ciências médicas, foi Professora universitária. Dedica-se a área de reabilitação cognitiva há 23. Em Brasília fundou a clínica Estímulos onde promove o aprimoramento da performance cognitiva de adultos e idosos. Oferece também reabilitação cognitiva para adultos que desejam melhorar seu desempenho, principalmente pós-covid, idosos com ou sem demências, aceleração da recuperação de AVC e outros prejuízos da idade. Tem doutoramento em Neurociências, na UnB.
Andréia Salles: Jornalista atua há mais de vinte anos em Brasília, nas áreas de Comunicação Corporativa e Public Affairs. Foi apontada como um dos 350 profissionais de RP mais influentes do mundo, pela revista PRWeek, no catálogo Global Power Book, por dois anos consecutivos. Recebeu as indicações de Top MegaBrasil de Comunicação, como “Mais Admirados do Centro-Oeste”, por três anos. Escreveu a saga “A Gôndola Vermelha” lançada em julho de 2020 foi seu romance de estreia. A trama se passa em Veneza, no século XVII. O texto harmoniza pesquisa histórica cuidadosa sobre cenários e hábitos da poderosa Sereníssima República de Veneza. Em 2021 lançou: A Herança de Lucca, em 2022 lançou a Corte de Nápoles. Tem previsão de lançar o quarto livro da saga em final de 2023.
Cláudia Godoy: Jornalista, com especialização em Economia e Relações Internacionais. Trabalhou em agências de notícias, como Xinhua, da China, na Rádio Nacional e TV Nacional, além da RBS e Telesur, da Venezuela. Fotógrafa. Criadora do site Bacuri Brasil. Como fotojornalista, organiza exposições sobre cultura e turismo. Os últimos trabalhos foram sobre “Arquitetura barroca na Bolívia” (2018) e “Budapeste, um Olhar Brasileiro” em setembro de 2022.
Dinah Opoczynsky: Nascida em Bruxelas, administradora, Trabalhou como executiva em grandes empresas. Há 12 anos mudou-se para o Brasil e se estabeleceu em Goiânia. Inicialmente dedicou-se ao ensino de francês e aprendeu o português com perfeição. Ao longo de sua atividade profissional desenvolveu muitos projetos culturais parcerias com embaixadas francófonas. Foi homenageada na Câmara dos Deputados em reconhecimento do trabalho cultural e de utilidade pública realizado. Em 2020, se mudou-se para Brasília e assumiu a Função de Adida Cultural, Imprensa e Comunicação da Embaixada do Reino da Bélgica. É atualmente Vice-presidente da Eunic Brasília (European National Space of Culture).
Deputada Distrital Doutora Jane: Primeira graduação em enfermagem, e depois Direito. Foi Policial Civil de carreira. Servidora pública por mais de 40 anos. Delegada por 15 anos, trabalhou em várias delegacias. Destacou-se pelo trabalho em defesa das mulheres e da segurança pública com mais eficiente. Foi Chefe da controladoria da Codeplan, Chefe da Procuradoria da FAP-DF, Secretária de Estado de Políticas públicas para crianças e adolescentes do DF. Administradora de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Em 2022 foi eleita Deputada Distrital eleita com 19.006 votos.
Jane Marrocos: Brasiliense, Bacharel em Direito, iniciou sua carreira de Servidora Pública na área de Serviço Social. Trabalhou também no Banco Central, Rede Sarah, Detran, e Presidiu o Clube do Servidor onde se dedicou a área Cultural. É Servidora da Câmara Legislativa do DF há mais de 20 anos onde foi gestora nas áreas: Diretora Legislativa, Secretaria da Comissão de Constituição e Justiça, Secretaria Executiva na Gestão de Pessoas, Chefe de Gabinete na Administração e Finanças e Diretora da Escola do Legislativo. Há 6 anos preside o Conselho Curador de Cultura, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A Diretora de Artes visuais da AIC a artista plástica Socorro Mota para entregar o Troféu
Luciana Santos: É Cuiabana de nascimento e Brasiliense de coração. Bacharel em direito, encontrou no ramo de vendas sua maior paixão. Empresária há 23 anos em Brasília e Presidente do Clube Soroptimista Brasília Norte Sul.
Saida Bladehane: Argelina, casada, 4 filhos Fala Árabe, Francês, Inglês, Espanhol e Português.Foi professora de Inglês. Esteve em missão diplomática em Kuala Lampur, Venezuela, e Brasil. Tem formação em Estética e emagrecimento, na Espanha e criou a primeira Clínica de Estética, beleza e emagrecimento da Argélia. Foi Presidente da Associação de cônjuges de Diplomatas na Venezuela. Está em missão no Brasil desde 2021. Nazareth Tunholi entregou o troféu.
O Embaixador da Argélia Rachid Bladehane agradeceu a presença dos embaixadores e ilustres convidados e, em clima de celebração o jantar foi servido com mais de 10 pratos típicos da Argélia, que encantou a todos.
Fotos: Divulgação