24.5 C
Brasília
quinta-feira, 13 junho, 2024

Zelensky e Trudeau aplaudem ex-combatente de divisão nazista que lutou contra a União Soviética

© AFP 2023 / Sean Kilpatrick/Pool

Sputnik – O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, junto com o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau e centenas de parlamentares canadenses, ovacionaram um veterano de guerra nazista que lutou contra a União Soviética.

Yaroslav Hunka, ex-comandante de uma divisão nazista, lutou na Segunda Guerra Mundial contra as tropas soviéticas.

“Temos aqui hoje na Câmara um veterano de guerra ucraniano-canadense da Segunda Guerra Mundial que lutou pela independência da Ucrânia contra os russos e continua apoiando a verdade nos dias de hoje. […] É um herói ucraniano, um herói canadense e agradecemos por todo o serviço prestado”, afirmou o presidente da Câmara, Anthony Rota.

Segundo reconhece o próprio Yaroslav Hunka, de 98 anos, falando à agência de notícias AP, ele lutou na 1ª Divisão Ucraniana antes de emigrar para o Canadá.
Esse grupo também é conhecido como a 14ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS Galizien, formada principalmente por voluntários ucranianos da região de Galícia.

A divisão Galizien, cujo quartel-general ficava na região ucraniana da Galícia, é conhecida por ter cometido crimes de guerra contra milhares de civis poloneses durante a Segunda Guerra Mundial e por recrutar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS