33.5 C
Brasília
terça-feira, 7 outubro, 2025

Petro compara Trump a Hitler pelo tratamento que dá aos latino-americanos

O presidente colombiano acusa Trump de desencadear uma guerra étnica após enviar tropas a Chicago para reprimir protestos contra batidas de imigração.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, em uma mensagem na rede social X na segunda-feira, criticou seu colega americano, Donald Trump, a decisão de enviar pelo menos 300 soldados da Guarda Nacional no sábado para a cidade de Chicago, a terceira maior dos Estados Unidos.

“Trump desencadeou uma guerra étnica nos Estados Unidos. Ele faz com os latino-americanos o que Hitler fez com os judeus”, escreveu Petro em sua conta no X.

Suas declarações são uma resposta a relatos sobre o uso de gás lacrimogêneo e veículos sem identificação em operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Enquanto isso, o governo do estado de Illinois, ao qual Chicago pertence, entrou com uma ação judicial contra o governo Trump sobre o envio de tropas federais, acusando-o de violar a autonomia do estado.

Os Estados Unidos declaram Chicago uma “zona de guerra”, justificando o envio de tropas apesar da oposição da administração democrata da cidade.

A Casa Branca declarou Chicago uma “zona de guerra” no domingo para justificar o envio de tropas, alegando também que a cidade está enfrentando “agitação” e culpando as autoridades locais por não conseguirem restaurar a ordem.

O governador de Illinois, JB Pritzker, respondeu no X que “Illinois não permitirá que o governo Trump continue sua marcha autoritária sem resistência”.

Organizações sociais denunciaram que essas operações buscam reprimir migrantes e manifestantes, em vez de garantir a segurança dos cidadãos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS