29.5 C
Brasília
segunda-feira, 16 setembro, 2024

Maduro: Venezuela apoia Honduras diante do ataque excessivo dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (à esquerda) e sua homóloga de Honduras, Xiomara Castro.

HispanTV – O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reafirma o apoio ao seu homólogo hondurenho, Xiomara Castro, face às ameaças de golpe de Estado por parte da embaixada dos EUA.

Numa mensagem através da plataforma Telegram, Maduro denunciou no domingo que Castro é vítima de um ataque cruel e excessivo por parte daqueles que espalharam o terror na América Latina.

“ Em nome de todo o povo da Venezuela, expresso o meu apoio absoluto ao presidente das Honduras, Xiomara Castro, que é vítima de um ataque cruel e excessivo por parte daqueles que espalharam o terror na nossa América ”, disse o presidente venezuelano.

Da mesma forma, Maduro sustentou que Castro deu um passo na consolidação da independência e da soberania nacional de Honduras, já que, hoje, o povo latino-americano aprecia com admiração a sua coragem e bravura, e deve cerrar fileiras na batalha pela dignidade de seus pátria, contra as pretensões imperiais e neocoloniais lançadas pelos Estados Unidos contra o povo hondurenho .

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, denuncia que “está sendo preparado um golpe de estado contra seu governo”, após romper o tratado de extradição com os Estados Unidos.

No mesmo texto, o presidente venezuelano tinha como alvo aqueles que “promoveram golpes de Estado e estabeleceram alianças e proteção para grupos criminosos e fascistas que hoje querem ameaçar as nossas democracias”.

Além disso, Maduro destacou a coragem e a bravura de Castro, que há poucas horas decidiu anular o tratado de extradição que o seu país tinha com os Estados Unidos.

Outras nações latino-americanas também expressaram apoio ao presidente hondurenho face às reivindicações intervencionistas de Washington.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS