Brasília, 17 de setembro de 2021 às 13:22
Selecione o Idioma:

Papo do Dia:

Cultura

Postado em 07/12/2015 2:29

Jornalista Carlos Navarro lança “Goroba”, seu primeiro livro de contos

.

 

O livro de contos Goroba, do jornalista Carlos Navarro Filho, será lançado no dia 10 de dezembro, a partir das 18 horas, no restaurante da Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.

Goroba é uma espécie de crônica de costumes e de comportamento ambientado no Centro Históricos e outros locais de Salvador, além de histórias passadas em cidades do interior do estado, tendo por personagens figuras as mais díspares, reais ou fictícias, geradas no universo do jornalista.Exibindo IMG-20151126-WA0005.jpg

A partir da década de 1970, o jornalista Carlos Navarro Filho chefiou por quase 30 anos a sucursal do jornal O Estado de S. Paulo, primeiro na Bahia e depois na diretoria regional da Agência Estado no Nordeste, com jurisdição até o Ceará. À cata da notícia, percorreu a Bahia e vários outros estados, além de realizar trabalhos no exterior. Por mais de três décadas, acumulou experiência e técnica que o transformaram em referência no jornalismo baiano.

Por muito tempo, o autor foi cobrado pelos amigos e até pela família a registrar, além das matérias do dia a dia, o que viu e viveu. Por falta de tempo ou preguiça nunca se dispôs, até pela razão de jamais ter pensado em redigir outra coisa que não fosse matéria de jornal. Finalmente, a morte prematura de um irmão o levou a escrever um conto. Foi o embrião deste livro, que está sendo lançado com 18 narrativas. Além do personagem título, o trabalho é dedicado a um grupo de jornalistas que se reúnem há mais de 40 anos para tomar cachaça, “conspirar” contra a ditadura, falar de política, economia, futebol e, por que não, de mulheres. Este último tema ficou um tanto sofisticado nos anos 1990 quando a confraria abriu-se à elas. Hoje, os cabelos grisalhos não arrefeceram a disposição de luta da turma, embora o fôlego já não seja o mesmo.

Comentários: