19.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 março, 2025

Egito a Israel: Estaremos em Tel Aviv no segundo dia de guerra

Soldados do exército egípcio

Um membro do parlamento egípcio emitiu um alerta severo após as recentes ameaças do regime israelense de atacar uma barragem no país africano.

HispanTV – O deputado Mustafa Bakri reagiu a relatos de um possível ataque do regime sionista à barragem egípcia de Al-Ali (antiga barragem de Aswan), em um contexto de crescentes tensões entre Cairo e Tel Aviv devido ao genocídio israelense contra os palestinos na Faixa de Gaza.

“Se Israel tomar essa atitude, os egípcios chegarão a Tel Aviv no dia seguinte (…) vocês não conhecem bem o exército egípcio”, enfatizou Bakri.

Além disso, menosprezando as capacidades militares de Israel, em um apelo às autoridades sionistas, ele disse: “Vejam o que aconteceu com suas forças nas mãos do Hamas e dos combatentes palestinos”.

Egito buscará entrada do TIJ em processo contra Israel

“Se alguém se aproximar do Egito, cortaremos seus pés. Você acha que talvez o Egito se renda e um avião consiga decolar de Tel Aviv e chegar em Aswan. Um meio de comunicação israelense relatou um conflito iminente com o Egito, e devo dizer que o Egito está sempre preparado”, disse o parlamentar.

Egito considera resposta armada à ação israelense na área de fronteira | HISPANTV

Egito considera resposta armada à ação israelense na área de fronteira | HISPANTV

Egito alerta que está pronto para responder militarmente depois que tropas israelenses tomaram um corredor de terra sensível ao longo de sua fronteira com Gaza.

Anteriormente, um meio de comunicação hebraico especializado em assuntos militares afirmou que o regime sionista poderia atacar a Represa Al-Ali com mísseis no momento zero de um possível confronto militar com o Egito. Esses mísseis ou outras armas avançadas podem causar inundações ao destruir o reservatório

O site acres.centou que as inundações podem cobrir as áreas de Al-Aqsar e Aswan, e até mesmo atingir bases militares e instalações industriais ao longo do Rio Nilo, resultando em milhares de mortes.

De acordo com esses planos belicistas do regime israelense, a enchente chegaria ao Cairo e a vida na região ficaria paralisada, causando a morte de 10 milhões de pessoas se alertas precoces não fossem emitidos.

A Represa de Assuã foi construída durante o domínio britânico no Egito, entre o final do século XIX e o início do século XX, para promover a irrigação e o subsequente cultivo de algodão. Hoje, a antiga barragem é usada como fonte de energia para uma fábrica de produtos químicos, além de servir como reserva em caso de uma possível s

Acordos de paz na corda bambaEgito e Israel assinaram o acordo de paz de Camp David em 1979, que entrou em vigor no ano seguinte, quando o regime de ocupação devolveu a Península do Sinai ao país árabe, capturada na guerra de 1967.

No entanto, a área de fronteira entre os dois territórios tem testemunhado vários confrontos nos últimos anos. As tensões remontam a décadas de conflito, agora intensificadas no contexto da guerra em Gaza, devido à presença do exército israelense na passagem de fronteira de Rafah.

Haverá uma guerra entre Israel e Egito por Rafah?

Embora Egito e Israel tenham passado por momentos difíceis desde que o tratado de paz foi assinado, este é o pior período nas relações entre Cairo e Tel Aviv desde que Abdel Fattah al-Sisi chegou ao poder há uma década.

O Egito também condenou o ataque militar de Israel a Gaza, recusou-se a cooperar com os planos dos EUA e de Israel de realocar os palestinos para o Sinai e entrou em conflito diplomático com Tel Aviv sobre o agravamento da crise humanitária na faixa palestina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS