Julio Martínez, presidente da Câmara de Turismo, ratificou prévias avaliações de que a chegada de argentinos, principal sustento da temporada aqui, foi o que mais se ressentiu.
Da dramática desvalorização do peso argentino com respeito ao dólar estadounidense em agosto, autoridades e empresas do setor previram suas negativas repercussões e tentaram revertê-las mediantes medidas paliativas.
Esses efeitos a própria ministra do ramo, Lilian Kechichian, deslocou-se para Buenos Aires para promover um pacote de ofertas ventajosas com rebaixamentos dos preços, concentrados de capacidades múltiplas e eliminação de impostos ao valor acrescentado.
Quanto ao dinheiro que gastaram os turistas neste ano, o Governo informou que deixaram quase 614 milhões de dólares, na soma de janeiro e fevereiro, quando em 2018 nos mesmos meses consumiram pouco mais de 847 milhões de dólares, o que representa uma queda de rendimento do 27,5 por cento.
Assim mesmo a estadía média foi de 6,8 dias, em vez dos 9,6 que se registrou na temporada anterior.