12.5 C
Brasília
sábado, 20 julho, 2024

Tragédia anunciada

– Amigos, não iria comentar nada sobre este assunto por uma questão pessoal: não queria parecer estar “chutando cachorro morto”. Mas, depois deste vídeo, não deu para ficar calada. Explico.

Nesse Feriadão de Finados (31 a 2/11), eu, que nunca havia visitado ES e MG, resolvi ver de perto o que a Vale do Rio Doce estava fazendo com nosso Meio Ambiente e a Comunidade. Peguei o Trem da Vale em Cariacica/ES e cheguei em Belo Horizonte/MG. Foram 13 horas de viagem e muita indignação!!!

Depois de várias denúncias de colegas, constatei visualmente que a situação da região é de verdadeira depredação: buracos, crateras e muita destruição pelo caminho. Isso antes deste acontecimento, imagino o inferno que se transformou a região atingida pelo Tsunami de Lama!

Minha indignação se deu principalmente pela HIPOCRISIA da empresa. Em 13 horas de viagem, nos televisores do Trem, o que eu via era o oposto do que presenciava pelas janelas…

Nos comerciais dos televisores, a Vale dizia: “para nós, são mais importantes as pessoas do que nossos lucros”, “estamos aqui para realizar seus sonhos, como o do ‘fulano’ que tinha o sonho de ser maquinista de trem”, “para Vale, os fins não são mais importantes que os meios. Por isso, cuidamos do Meio Ambiente, das Pessoas e de Você!”
Resultado de imagem para Os buracos da vale do rio doce
Já, pela janela, eu via casas abandonadas, animais abandonados, pessoas abandonadas! Muito lixo, muita cratera e muita destruição!! Em compensação, eram centenas de vagões carregados de minérios retirados do nosso Solo, nos trilhos ao lado!!!

Hoje, vejo pessoas e animais ENTERRADOS VIVOS! Famílias inteiras destruídas. E a mídia??? a covardia de sempre!!! Enquanto o dinheiro valer mais do que as pessoas, ao Mundo não restará esperança!

Resultado de imagem para Os buracos da vale do rio doce

Iria publicar essa crítica na terça passada (03/11), mas, por conta de um incidente que presenciei, ocorrido em BH, entre a Guarda Municipal, a PM e um drogado, fiquei sem forças para, naquela semana, escrever algo sobre o Estado de Minas Gerais.

Três dias após a minha chegada em Florianópolis/SC, a Tragédia, que deveria ter sido anunciada, aconteceu!

Que isto sirva de reflexão para todos: ENQUANTO PRIVATIZARMOS O LUCRO e SOCIALIZARMOS OS PREJUÍZOS,  OS MAIS FRÁGEIS SEMPRE PAGARÃO A CONTA SOZINHOS!!!

(de Careciane Almeida)
…………………………

Obs.: Infelizmente, de Minas Gerais, hoje, só quero ter lembranças do Hotel e Spa Lagoa Santa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS