Havana, (Prensa Latina) A festa popular mais importante da capital cubana, o Carnaval de Havana, de grande interesse turístico, conclui neste domingo (27) com a entrega de prêmios aos melhores desenhos e bailadores.
Um júri presidido pelo Prêmio Nacional de Dança 2017 e diretor do Conjunto Folclórico Nacional, Manolo Micler, entregará três prêmios pra cada categoria: Comparsas Tradicionais, Comparsas Contemporâneas e Espetáculos Alegóricos.
Reconhecidos artistas da plástica, dança, música e alguns jornalistas do país também integram o tribunal que distinguirá ademais ao Melhor farolero, piquete, música, coreografia, desenho de vestuário, carros e a personagem mais interessante.
Desde o passado 18 de agosto, numerosos carros desfilam a cada noite pela popular avenida de Malecón, vizinho com o mar Caribe, desde a rua 19 até Marina.
A mais relevante área dançante nesse trecho, a Tribuna Antimperialista, servirá de palco na jornada de encerramento às orquestras Pupy e os que São São e Havana Primeira.
Enquanto, o público interessado no desfile tradicional poderá desfrutar dos convidados especiais deste fim de semana: A conga dos Buracos e Os homens carros.
Para membro do júri do carnaval, Digna Rosa Pérez, o mais significativo da festividade é a conservação de vários cantos e passos de dança tradicionais.
A experimentada profissional cubana recordou a Prensa Latina que as comparsas, integradas por aficionados desde seu surgimento na primeira metade do século XIX, representam diferentes bairros da capital.
Entre as características encontram-se A Jardineira de Havana Velha, A Boyera dos Lugares, Os Marqueses de Atarés, provenientes do Cerro, igual que O alacrán, a mais antiga junto ao Componedor de batea, de Centro Habana, ambas com 182 anos de existência.
A noite de abertura do presente carnaval contou com a participação da primeira figura do Royal Ballet de Londres, Wayne Sleep, que ao seus 69 anos de idade vestiu um traje de carnavalesca de comparsa para dançar junto ao Conjunto Folklórico Nacional de Cuba.