© REUTERS/ Henry Romero
Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México localizaram o templo dedicado ao deus do vento Ehecatl no Centro Histórico da capital do país latino-americano.
Apesar de a descoberta ter sido revelada para a imprensa recentemente, as escavações no sítio arqueológico foram iniciadas há sete anos, enquanto que o projeto mais amplo de escavação sob o subsolo de sete quadras do Centro Histórico da capital do país foi constituído 25 anos atrás.
”As descobertas realizadas permitem uma percepção mais amplo da cultura asteca”, afirmou o professor Eduardo Matos Moctezuma, pesquisador do INAH.
O novo achado tem entre 34 e 36 metros de comprimento e possui duas construções circulares do templo principal, ligadas por uma passarela. No sítio arqueológico também foi descoberto o Jogo de Bola, um campo ritual dos deuses astecas.
Os arqueólogos descobriram, além disso, “vários grupos de cervicais humanos”, pertencentes a cerca de 30 pessoas, cujas idades oscilavam desde a infantil até a juvenil. Os especialistas acreditam que os restos mortais encontrados pertencem a vítimas, que foram sacrificadas para oferenda.
Acredita-se que este templo foi construído durante o período do imperador Ahuizotl, cujo reinado durou de 1486 até 1502. Embora o local tenha sido construído para homenagear Ehecatl, os arqueólogos também encontraram retratos de outros deuses astecas, incluindo Huitzilopochtli, o deus da guerra e Tlaloc, um dos deuses da chuva.