29.5 C
Brasília
sábado, 10 outubro 2026

Rodrigo Bernardo Ortega: Outro mundo era possível: A oportunidade histórica negada por Washington ao Irã

Foto: AFP

Por: Rodrigo Bernardo Ortega

Para o historiador Eric Hobsbawm, o “breve século XX” chegou ao fim em 1991, após a queda do Muro de Berlim, marcando assim o colapso definitivo do mundo bipolar que definiu a Guerra Fria. Os Estados Unidos, estabelecidos como a superpotência triunfante, consolidaram seu império econômico, político e cultural apoiando-se na narrativa constante da ameaça soviética. Sob a sombra desse perigo, qualquer ação era justificável: intervenções secretas, corrida armamentista, golpes de Estado, proliferação de bases militares em protetorados, hegemonia do dólar, imposição de reformas estruturais e uma longa lista de outros fatores. De repente, o gigante ficou sem seu inimigo histórico; um vazio que levou especialistas a preverem a transição para um mundo multipolar e o definitivo “fim da história”. No entanto, sabemos muito bem que o roteiro foi outro. Para garantir sua sobrevivência e perpetuar seu status de potência hegemônica, o Império Americano precisava desesperadamente de novos adversários. Assim, sob essa lógica de necessidade, foi lançada a Guerra ao Terror, uma guerra que carecia de uma narrativa coerente.

O fundamento ideológico surgiu no verão de 1993, não sem certa arrogância, quando Samuel Huntington articulou um modelo global em um ensaio para a influente revista Foreign Affairs, intitulado “O Choque de Civilizações?”. Huntington delineou um mundo temeroso e profundamente dividido, não por questões econômicas ou pela competição por mercados globais, mas por um termo vago de sua própria autoria: “identidades civilizacionais”. Nesse mundo destinado ao conflito, ele imaginou um futuro em que as lutas entre sete ou oito “civilizações” distintas representariam ameaças ao Ocidente.

Ao dissecar a proposta de Huntington nas páginas da revista The Nation, Edward Said observou imediatamente que a fixação no conflito entre o Islã e o Ocidente absorveu a maior parte de sua estrutura teórica. Said também demonstrou como Huntington se inspirou na obra do “orientalista veterano” Bernard Lewis, cuja islamofobia explícita já transparecia inequivocamente no título de seu célebre ensaio de 1990: As Raízes da Fúria Muçulmana.

Sob o olhar de Huntington, as “civilizações” são congeladas como entidades isoladas, deliberadamente desprovidas das correntes e contracorrentes que dão vida à história humana — essas mesmas dinâmicas que, durante séculos, permitiram a contenção de guerras religiosas e o desenvolvimento de profundos processos de intercâmbio e troca cultural. Nesse pensamento marcadamente absolutista, reacionário, racista e reducionista, cada civilização é erguida como um monólito inabalável. E um monólito se transforma com enorme facilidade na figura do inimigo perfeito: o álibi ideológico ideal para camuflar guerras de agressão e pilhagem de recursos sob o véu narrativo de um inevitável choque cultural entre os mundos ocidental e islâmico.

Desse contexto surgiu o Projeto para o Novo Século Americano (PNAC), fundado em 1997 pelos pensadores de direita William Kristol e Robert Kagan. O PNAC defendia que os Estados Unidos deveriam usar seu poder para moldar o mundo e promover seus interesses globalmente, recorrendo a meios militares, se necessário, com apoiadores de alto nível, incluindo o Secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, e seu Secretário Adjunto, Paul Wolfowitz. John Bolton, Dick Cheney, Richard Perley e o então presidente George Bush Jr.

Em cartas abertas a Clinton e aos líderes republicanos no Congresso no ano seguinte, o grupo pediu “a remoção do regime de Saddam Hussein do poder” e uma mudança para uma política americana mais assertiva no Oriente Médio, incluindo o uso da força, se necessário, para derrubar Saddam. E em um relatório publicado pouco antes da eleição de 2000 que levaria Bush ao poder, o grupo previu que a mudança ocorreria lentamente, a menos que houvesse “algum evento catastrófico e catalisador, como outro Pearl Harbor”.

Esse evento ocorreu há 25 anos, em 11 de setembro de 2001. Na época, Cheney era vice-presidente, Rumsfeld era secretário de Defesa e Wolfowitz era seu adjunto no Pentágono. Após os ataques, o país embarcou em um projeto de duas décadas para combater a nebulosa ameaça do terrorismo e remodelar o Oriente Médio. Embora inicialmente tenha conseguido derrubar o Talibã, a expansão militar excessiva e a invasão do Iraque, justificadas por informações de inteligência falhas, transformaram essas intervenções em guerras prolongadas que desviaram a atenção nacional e culminaram, anos depois, no retorno do Talibã ao poder no Afeganistão.

O que nos leva ao Irã. Em 1997, ele havia sido eleito presidente.

Fontes:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS