23.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Relatório de gestão de recursos hídricos elaborado na Nicarágua

Manágua, 21 set (Prensa Latina) A Nicarágua prepara hoje um relatório nacional sobre a gestão integrada dos recursos hídricos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), informaram autoridades do setor.

O Ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Marena), Heyddy Calderón, anunciou na véspera que o referido texto faz parte da avaliação para ver o progresso de todos os países no cumprimento dos ODS, que no caso da Nicarágua chega a 40 por cento.

“Nós, como país, estamos discutindo questões que têm a ver com a garantia de água potável e saneamento para todos (nicaragüenses) e especificamente é um indicador que tem a ver com a gestão integral dos recursos hídricos”, expressou.

O chefe de Marena destacou a importância do referido relatório, pois permite analisar aqui os avanços alcançados no setor, e destacou que a Nicarágua é o primeiro país da América Central com legislação sobre águas nacionais modernas desde 2007.

Destacou que o seu país tem uma escola sólida em termos de gestão de recursos hídricos e mencionou a participação de todos os sectores, famílias e comunidades.

Dados oficiais indicam que a Nicarágua tem uma cobertura de água potável superior a 90 por cento nas zonas urbanas e mais de 50 por cento nas zonas rurais, o que é superior ao resto das nações da região centro-americana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS