17.5 C
Brasília
domingo, 19 maio, 2024

Presidente chileno anuncia que abrirá embaixada na Palestina

O presidente chileno Gabriel Boric participa de uma atividade de Natal no Club Palestino, em 21 de dezembro de 2022.

O presidente chileno, Gabriel Boric, anunciou na quarta-feira que seu país planeja abrir uma embaixada na Palestina.

“Vamos elevar o caráter de nossa representação oficial na Palestina de encarregado de negócios hoje, vamos abrir uma embaixada em nosso governo para dar a representação correspondente”, disse Boric durante um evento de Natal com a comunidade palestina em Chile, o maior fora do mundo árabe.
O presidente chileno também expressou sua esperança de que sua decisão tenha eco em todo o continente latino-americano, enfatizando que um povo que sofre sob a “ocupação ilegal” israelense não pode ser esquecido.
“Não podemos esquecer uma comunidade que sofre com uma ocupação ilegal, uma comunidade que resiste, uma comunidade que vê seus direitos e dignidade violados todos os dias”, acrescentou.
Além disso, lamentou não ter visto a Palestina nos mapas, embora se trate de “um povo que existe, que resiste, que tem história”.
O Chile mantém um escritório de representação na cidade palestina de Ramallah desde 1998, enquanto a Palestina mantém uma embaixada em Santiago, capital chilena.
Sionismo ataca o presidente chileno
O anúncio de Boric segue-se às tensões desencadeadas em setembro passado nas relações do Chile com o regime israelense, depois que o presidente chileno suspendeu o recebimento de credenciais do embaixador de Israel devido à morte de um adolescente palestino.
Embora, dias depois, esse impasse diplomático tenha sido supostamente encerrado, a atitude do governo chileno em defesa do povo palestino foi valorizada pelo país árabe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS