16.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Petróleo, Venezuela, Guiana e Brasil: O poder econômico manipulando mentes e corações

César Cantu

No artigo anterior, passei minha visão pessoal sobre os aspectos técnicos da exploração de petróleo, pela Petrobras, na bacia equatorial brasileira. Para os que não leram o artigo e se interessarem, está no link abaixo.

https://www.engd.org.br/post/meio-ambiente-ci%C3%AAncias-tecnologias-engenharias-e-%C3%A1reas-afins

A seguir, quero entrar no aspecto econômico da questão que julgo importante. Isso não significa que a decisão pela exploração deva ser feita ou não porque os estudos estão em andamento, mas é um fator a ser considerado.

A Venezuela tornou-se detentora da maior reserva de petróleo do mundo. Esse foi o motivo que levou os EUA a se empenharem em derrubar a “cruel ditadura bolivariana”. Ditadura venezuelana? Ora, foi o país onde houve mais eleições nas últimas décadas. Ademais, ditadura nunca foi indicador para os EUA e seus aliados escolherem seus amigos ou inimigos.

A vizinha Guiana descobriu grandes reservas de petróleo que estão sendo exploradas pela americana ExxonMobil, a maior petrolífera do mundo. Nenhuma questão ambiental foi levantada. O PIB da Guiana previsto para 2023 é de 37%, o maior deste globo chamado Terra. É bem provável que, nos próximos anos, os vizinhos Suriname e Guiana Francesa encontrem e explorem suas reservas.

Pouco mais à frente, na mesma região equatorial amazonense, a estatal brasileira Petrobras descobriu grandes reservas de petróleo, talvez, maiores do que as do pré sal. Imediatamente, riscos ambientais foram levantados, estão repercutindo e prejudicando o andamento da análise para o licenciamento ambiental. Quer diminuir em muito esse burburinho todo? Substitua a Petrobras pela ExxonMobil, mesmo se for para poluir muito mais do que a empresa brasileira poluiria e que não irá poluir.

A decisão pela exploração ou não deve ser rigorosa e passar pelo crivo das ciências (Exatas, humanas, ambientais), tecnologias, Engenharias e Áreas Afins. Fora desse âmbito, são mentes e corações manipulados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS