25.5 C
Brasília
sábado, 7 setembro, 2024

Opositores haitianos tentam justificar boicote parlamentar

Porto Príncipe,  (Prensa Latina) O líder da oposição parlamentar, senador Youri Latortue, tratou de justificar o comportamento daqueles que boicotaram a sessão na Assembléia Nacional de 28 de junho passado.
Assegurou à Rádio Metropole que os cinco senadores que reverteram o quórum e provocaram o levantamento da sessão tomaram essa decisão porque “já tinham feito muitas concessões nas conversas”.
Segundo disse, eles tinham renunciado a reclamar para si o lugar presidencial antes de aceitar discutir que o presidente interino Jocelerme Privert pudesse ser submetido a eleições de segundo grau no Parlamento, órgão que deve decidir se lhe prolongam ou não o mandato.
Para Latortue, que diz estar disposto a continuar as negociações, também o grupo de cinco senadores está na contramão da discução proposta para um segundo mandato de Privert.
No entanto, senadores da maioria favoráveis a Privert, revelaram que a oposição exigiu quatro cardeiras ministeriais adicionais no governo do premiê Jean Charles Enex como condição para aceitar uma extensão do mandato de Privert.
Os partidários do ex presidente Michel Martelly tinham exigido os ministérios de finanças, relações exteriores, justiça e interior, bem como os postos de direção geral, e como não lhes concedeu optaram por boicotar a sessão da Assembléia Nacional, trascendeu.
No entanto, frente ao boicote parlamentar, Privert optou por reunir-se com representantes de organizações da sociedade civil com quem analisou a situação política, a Lei de Finanças de 2016 a 2017 e o estado e financiamento do processo eleitoral em marcha.
Após uma apresentação realizada pelo chefe de Estado sobre cada um dos pontos da ordem do dia, os participantes expressaram suas preocupações e fizeram comentários e sugestões.
A reunião de Privert com a sociedade civil durou várias horas e foi calma, e a serenidade e respeito mostrada pelos participantes ajudou a identificar possíveis soluções e a colaboração entre as partes, indicou um comunicado da presidência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS