Santo Domingo, 19 out (Prensa Latina) Com a encenação da peça “Zafra”, uma homenagem aos trabalhadores da cana-de-açúcar do Balé Folclórico Nacional, terá início amanhã o Festival de Teatro da República Dominicana, informou hoje o Ministério da Cultura.
A peça de Rafael Morla e com direção geral de Maritza Reyes será apresentada durante a cerimônia de abertura do festival, que acontecerá na sala Carlos Piantini do Teatro Eduardo Brito.
“Zafra” explora o universo da indústria açucareira na República Dominicana como espaço de exploração, resistência e expressão estético-corporal dos produtores de cana-de-açúcar e suas famílias, suas principais vítimas.
O evento, dedicado à técnica de iluminação e encenadora Lillyanna Díaz, contará com a participação de cerca de vinte companhias e cerca de 350 artistas, que se apresentarão em vários palcos da capital.
Entre as produções mais esperadas estão “El Gallo”, obra de temática histórica dirigida pelo ator e diretor Francisco Arias Cruz, e “Juventude”, proposta de Didier Ruiz, que viaja da França como convidado especial.
Nos dias 22 e 23 de outubro, na Sala Jesús Ravelo do Teatro Nacional Eduardo Brito, a peça “El Gallo” oferecerá ao público um olhar intimista sobre a vida do ex-presidente dominicano Joaquín Balaguer, que governou o país durante 22 anos.
Os amantes do teatro também poderão curtir “Casa de Bonecas”, inspirada no clássico de Henrik Ibsen, peça que aborda os desejos da protagonista, Nora, que luta para se libertar das convenções sociais e encontrar sua própria identidade.
As apresentações acontecerão em diversas salas, incluindo as salas Carlos Piantini e José de Jesús Ravelo do Teatro Nacional Eduardo Brito; Máximo Avilés Blonda e A Dramática do Palácio de Belas Artes; Manuel Rueda, na Plaza del Conservatorio, e Casa de Teatro.
A VIII edição terminará no dia 30 de outubro com a encenação de “Cecilia B” na sala Avilés Blonda, uma produção da Companhia Nacional de Teatro dirigida por Fausto Rojas, que presta homenagem a grandes mulheres representantes da literatura dramática.