19.5 C
Brasília
terça-feira, 5 março, 2024

Nova sede da OTAN é símbolo de união ou homenagem a tropas nazistas?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte teve que mudar de Paris, onde estava situada a sede do bloco, para Bruxelas, depois da França abandonar a infraestrutura militar da aliança.
Tropas americanas pousam de paraquedas no campo militar de Torun, perto da Polônia, em 7 de junho de 2016 durante os exercícios militares da OTAN Anakonda-16.
© AFP 2016/ JANEK SKARZYNSKI
Trinta anos depois disso, surgiu a necessidade de ampliar o prédio ocupado pela organização e, em 1999, os chefes dos Estados-membros da aliança combinaram durante a cúpula em Washington construir uma nova sede. Na cúpula de 2002, em Praga, o governo da Bélgica entregou à OTANos direitos concessionários para a construção de novos prédios na frente da sede atual.
O novo edifício ficará do outro lado da rua, no noroeste da região de Bruxelas, perto do aeroporto internacional da cidade.
Um dos arquitetos do edifício, a empresa SOM, a construção de metal e vidro, que substituirá os blocos existentes de concreto, foram inspiradas na imagem de dedos entrelaçados, simbolizando a união.
Nova sede da OTAN copia desenho de raios nazistas de SS
Nova sede da OTAN copia desenho de raios nazistas de SS
Porém, os usuários da Internet detectaram na imagem uma homenagem a símbolos de tropas SS nazistas – dois raios, provocando várias polémicas na internet russa.
Alguns internautas fazem lembrar ainda a configuração de um edifício na base naval na cidade norte-americana de Coronado, que tem a forma de suástica.
http://br.sputniknews.com/mundo/20160628/5325750/otan-ss-sede.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS