26.5 C
Brasília
terça-feira, 28 maio, 2024

Nicaraguenses comemoraram o aniversário da Revolução Sandinista

Manágua (Prensa Latina) Ao ritmo de canções patrióticas e danças típicas, centenas de nicaraguenses e amigos de várias latitudes comemoraram aqui os 43 anos da Revolução, cujo processo é fortalecido hoje pela juventude sandinista.

“É um dia de muita alegria, juntos somos o povo presidente”, disseram vários cidadãos horas antes das atividades centrais da data nacional.

Na Plaza de Revolución desta capital, o presidente Daniel Ortega destacou o bastião da juventude e disse que eles representam a vitalidade da nação centro-americana.

“O sangue de nossos heróis corre por você”, disse Ortega na última noite de encerramento do ato que recordou a vitória de julho de 1979.

Em seu discurso, o chefe de Estado também contou as lutas heroicas travadas na Nicarágua e destacou a figura de Augusto C. Sandino, cuja marca, segundo ele, continua viva no povo.

Ele lembrou a hostilidade de sucessivos governos dos EUA contra os povos do mundo e comentou que eles (os Estados Unidos) não estão preparados para buscar o entendimento.

“Aqui temos um cidadão americano e tenho certeza de que, como ele, existem milhares de norte-americanos de boa alma”, disse Ortega.

Referindo-se à vitória sandinista, agradeceu as mensagens enviadas por personalidades políticas e lideranças de movimentos sociais de várias nacionalidades.

Participaram importantes delegações governamentais de países amigos como Cuba, Venezuela, São Vicente e Granadinas e Rússia, além de representantes da China e de outras nações da Ásia, Europa, África e América Central.

Nos últimos anos, o processo revolucionário sandinista liderado pelo presidente Daniel Ortega e pela vice-presidente Rosario Murillo mostra importantes conquistas econômicas, políticas e sociais.

Assim, a maioria do povo nicaraguense (77,3%) apoia a gestão do atual governo.

Com o triunfo da Revolução Sandinista popular na Nicarágua em 19 de julho de 1979, 45 anos de exploração pela ditadura militar Somocista chegaram ao fim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS