Divulgação/Toussaint L’Ouverture, líder da revolução haitiana
O artigo a seguir foi publicado originalmente em 2010. À época, uma reflexão sobre o terremoto que devastou o Haiti. O autor baseia-se em uma declaração polêmica e constrangedora de um pastor evangélico norte-americano que culpa o país da América Central por ter feito “um pacto com o diabo”.
Leia o artigo de Haroldo Ceravolo Sereza na íntegra:
Um dia depois do terremoto que destruiu a já precária infraestrutura do Haiti e causou milhares de mortes, o pastor evangélico Pat Robertson afirmou que o fenômeno está ligado ao fato de o país da América Central ter sido “amaldiçoado” por ter feito um “pacto com o Diabo”.
“Houve uma coisa que aconteceu no Haiti muito tempo atrás, e as pessoas não querem falar sobre isso”, disse ele ontem em um programa da Christian Broadcasting Network’s (rede de teve comandada por Robertson). “Eles estavam sob o domínio francês. Você sabe, Napoleão 3º, ou o que for. Então eles se juntaram e selaram um pacto com o Diabo. Disseram: ‘Vamos servi-lo se você nos tornar livres dos franceses. É uma história verdadeira. Então, o Diabo disse: ok, negócio fechado.”
Robertson é um extremista conservador norte-americano, e sua fala provocou uma onda de protestos nos Estados Unidos. Ele tentou ser candidato a presidente do país, em 1988, mas foi derrotado nas prévias do Partido Republicano. Entre suas previsões não realizadas, está a de que em 1982 o mundo acabaria e que um tsunami atingiria a Costa Leste dos EUA.
“Esta não é uma atitude que expressa o espírito do presidente ou do povo americano, portanto eu acredito que é um comentário bastante estranho de ser feito”, disse hoje Valeria Jarrett, conselheira de Barack Obama, quando pediram que ela tratasse do assunto. Jarrett declarou-se sem ter o que dizer diante da afirmação.
Um comunicado oficial de um porta-voz Robertson tentou suavizar suas afirmações, afirmando que o pastor não quis dizer que a responsabilidade era dos haitianos, mas que ele estava apenas repetindo a lenda contada por “incontáveis estudiosos e figuras religiosas”, que por séculos acreditam que o país está amaldiçoado.
Tratando não só da fala do pastor, mas também de um artigo do New York Times que também usou a palavra “amaldiçoado” para referir-se à situação do país, dessa vez como figura de linguagem, a jornalista Farai Chideya escreveu um artigo que revela a origem da ideia e trata também que problemas históricos que, para ela, explicam muito melhor a fragilidade das instituições e das construções do Haiti.
“A palavra ‘amaldiçoado’ vem de uma imagem racializada do vodu (o fato de que o vodu é de fato uma religião e não apenas uma zombaria é outra batalha que eu não posso enfrentar aqui) que pessoas com péssimas intenções estão ansiosas por explorar”, disse ela.
Robertson comparou o Haiti à Republica Dominicana, país que “divide” o território da ilha em que está o Haiti. “A República Dominicana é próspera, rica, cheia de recurso etc. O Haiti é extremamente pobre, na mesma ilha. Eles têm de orar e nós precisamos orar por eles por uma grande virada para Deus a partir desta tragédia. Eu estou otimista de que algo bom virá.” Robertson disse ainda que no momento está ajudando as pessoas que estão sofrendo de forma “inimaginável”.
O embaixador do Haiti nos Estados Unidos criticou Robertson e defendeu que o processo de libertação do Haiti deu início à onda independentista de toda a América – o que possibilitou inclusive, a expansão territorial dos Estados Unidos.
Para a jornalista Chideya, no entanto, talvez fosse melhor o Haiti ter feito um pacto com o Diabo do que com a França. “Depois de ser derrotado militarmente pelo revolucionário Toussaint L’Ouverture, o poder colonial francês exigiu do Haiti uma reparação”, escreve ela, equivalente nos dias de hoje a aproximadamente US$ 20 bilhões. “O efeito cascata deste acordo não pode ser subestimado” – a dívida da “independência” foi quitada apenas em 1947.
A história do Haiti, São Domingos até a independência, em 1804, está ligada à história da Revolução Francesa e à luta pelo fim da escravidão nas Américas. Ela tem início em 1791, quando a notícia de que a escravidão havia sido abolida pelos revolucionários franceses chega à ilha. Toussaint ascenderia à liderança dos revoltosos a partir de 1794.
É uma história rica em detalhes, o que pode levar a alguns tropeços informativos que, no geral, não mudam a essência – uma luta pelo fim da escravidão e da dominação europeia empreendida por negros e mestiços.
O negro Toussaint L’Ouverture, filho de um chefe tribal africano, por exemplo, é uma das figuras mais importantes da história de libertação do Haiti, mas a derrota final das dezenas de milhares de soldados das tropas francesas de Napoleão 1º, o Bonaparte, foi concretizada por homens que haviam estado sob seu comando – ele, sem romper definitivamente com a França, morreu na prisão na metrópole no começo do século 19 – e não em meados, quando Luís Bonaparte, o 3º, referido por Robertson, subiu ao poder (1848).
Foi uma guerra racial sangrenta, com execuções de brancos e de negros, e grandes queimadas que destruíram o país. Ao final dela, a escravidão permaneceu abolida (contra os planos de Napoleão) e o Haiti deixou de ser uma colônia francesa. Uma consequência disto foi o fortalecimento das tradições econômicas (como a agricultura de subsistência) e religiosas de origem africana – praticadas pelos líderes da revolta, uma mitologia que parece ter influenciado diretamente a avaliação do pastor evangélico Pat Robertson.
No texto “O épico e o trágico na história do Haiti” (2004), uma resenha do clássicoOs Jacobinos Negros (Boitempo), de C.L.R. James, o historiador brasileiro Jacob Gorender procura discutir por que o Haiti, que no início do século 19 era a colônia mais produtiva das Américas e a primeira a conquistar a Independência nacional, não teve “uma trajetória progressista, mas, ao contrário, se tornasse o país mais pobre do continente, talvez um dos mais pobres do mundo?”
Para Gorender, a ousadia dos cerca de meio milhão de negros e mestiços do país foi punida por uma espécie de “quarentena” após a independência, que o país sofreu mesmo das nações latino-americanas recém-emancipadas.
“Quando exilado, Simon Bolivar encontrou abrigo no Haiti”, onde recebeu proteção, ajuda financeira, armas e até uma prensa tipográfica, escreveu Gorender. “No entanto, Simon Bolivar excluiu o Haiti dos países latino-americanos convidados à Conferência do Panamá, em 1826. O isolamento internacional acentuou o atraso e agravou as dificuldades históricas, após uma das mais heroicas lutas emancipadoras do hemisfério ocidental.”
Do ponto de vista político, para Gorender, “Toussaint não conseguiu perceber que, da Convenção de 1789 ao consulado bonapartista, a Revolução Francesa infletiu para a direita, mudando as características do regime político no país, como também afastando-se da posição inicial com relação à escravidão nas colônias.”
Quando os escravos viram-se definitivamente livres do trabalho compulsório nas plantações de cana e nos engenhos de açúcar, o Haiti saiu do mercado mundial do açúcar. “De colônia mais produtiva das Américas passou a país independente pauperizado e fora de um intercâmbio favorável na economia internacional”, avalia Gorender.
Fonte: Opera Mundi