© Foto / Domínio público/ Marinha dos EUA
Sputnik – As avaliações da Rússia em relação aos objetivos de implantar sistemas antimísseis dos EUA na Europa foram plenamente confirmadas, é uma tentativa de criar vantagens no confronto com Moscou, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comentando a abertura de uma base de mísseis interceptores dos EUA na Polônia.
“Foram confirmadas nossas estimativas de 10-15 anos atrás, quando os americanos se retiraram do Tratado de Mísseis Antibalísticos e disseram que iriam colocar as respectivas áreas de posicionamento nos países europeus. Eles disseram ter apenas um objetivo – se proteger do Irã, e também da Coreia do Norte”, disse o ministro aos jornalistas.
“Nós, analisando seus planos, dissemos logo que isso não tinha nada a ver com o Irã, é uma tentativa de criar vantagens unilaterais no confronto com a Rússia, aumentando as tensões, perseguindo um curso de dissuasão contra a Rússia. Nossas estimativas foram plenamente confirmadas”, acrescentou ele.
A base de defesa antimísseis Aegis foi inaugurada oficialmente em 13 de novembro, na cidade polonesa de Radzikowo no norte do país, a 165 quilômetros da fronteira russa.