19.5 C
Brasília
domingo, 3 março, 2024

Governo da Nicarágua projeta mais de 67 mil feiras de saúde este ano

Manágua, 4 jan (Prensa Latina) O Governo da Nicarágua, através do Ministério da Saúde, prevê para este ano mais de 67 mil feiras de saúde em bairros e comunidades, o que faz parte das iniciativas que o Executivo utiliza hoje em benefício da pessoas.

Segundo a vice-presidente Rosario Murillo, serão realizadas 18.500 feiras com a presença de clínicas móveis, programa que permite levar atendimento médico gratuito aos lugares mais complexos deste país centro-americano.

Além disso, estão previstas cerca de seis milhões e 500 mil consultas, além de 33 megafeiras, sendo 12 em saúde materna; nove em Neurocirurgia; seis em Medicina Interna e igual número em Ortopedia, num total de 190 mil atendimentos especializados.

Segundo a informação divulgada, no ano passado realizaram-se aqui 56 mil feiras de saúde, das quais 18 mil 148 foram realizadas através de clínicas móveis. No total, foram prestadas cinco milhões 515 mil consultas em diversas especialidades.

Por outro lado, destaca também o progresso da campanha de vacinação gratuita contra o Papilomavírus Humano (HPV), cujo relatório preliminar indica mais de 96 por cento de cumprimento de mais de 249.981 doses aplicadas em meninas entre os 10 e os 14 anos.

Essa imunização, que protege contra as principais variantes do HPV causadoras do câncer de colo de útero, será prorrogada até o dia 15 deste mês.

As autoridades sanitárias informaram que a prevenção do cancro do colo do útero constitui um problema de saúde pública prioritário para o Executivo Sandinista, pelo que a vacinação é uma ferramenta importante para a prevenção desta doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS