28.5 C
Brasília
quarta-feira, 20 novembro, 2024

Festival Internacional de Artes Vivas começa em Bogotá

Bogotá (Prensa Latina) O Festival Internacional de Artes Vivas da FIAV começará nesta sexta (04) nesta capital com a presença de mais de 400 artistas de diversas modalidades de artes cênicas e expressões culturais de 14 países de todos os continentes.

A central Plaza de Bolívar será palco da jornada de abertura com a obra ‘Pedaleando hasta el cielo’, da Bélgica, segundo informações divulgadas pelo Ministério das Culturas, Artes e Conhecimento.

A fonte acrescentou que a Região Convidada Nacional de Honra será o Pacífico Colombiano, onde virão criadores com histórias ancestrais, cantos, danças, representações teatrais e dança contemporânea.

“Veremos a região do Pacífico como nunca antes, pois testemunhamos a forte explosão da sua música e dança, mas desta vez vamos olhar o que está a acontecer neste território através do seu teatro”, disse o diretor do Fabio Evento Rubiano.

Da mesma forma, a Região Convidada Internacional será o estado brasileiro do Rio de Janeiro, de onde virão sete dos espetáculos que serão apresentados, aos quais se somará também um do estado de São Paulo.

A participação da Região Convidada Internacional de Honra inclui o concerto dos cantores e compositores Paulinho Moska e Mart’nália, as obras de salão ‘Caranguejo overdrive’, ‘Sisyfo’, ‘Os bruzundangas’ e ‘Sueño’; e os shows de rua ‘Brasil, de verso e prosa’ e ‘AtoTÔ!’, segundo a fonte.

No total, os artistas participantes vão oferecer 28 espetáculos que abordam temas como a paz, a ecologia, o respeito por todas as espécies, a tolerância, o empoderamento das mulheres e o reconhecimento dos outros nas suas diferenças, a comunicação abundava.

Às mais de 100 apresentações previstas, há também uma rica agenda de palestras, seminários, workshops, exposições e homenagens.

O Festival Internacional de Artes Vivas da FIAV culminará no dia 14 de outubro com a apresentação na Plaza Bolívar da obra ‘Bonecos Gigantes’ dos bateristas aéreos da Transe Express, da França.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS