21.5 C
Brasília
quarta-feira, 19 novembro, 2025

Chile: A argila ganha vida em Pomaire

Santiago do Chile, 1º de junho (Prensa Latina) A singularidade de seu artesanato em argila, sua excelente gastronomia e sua proximidade com Santiago do Chile fazem de Pomaire um lugar atraente para quem busca escapar da agitação da cidade nas férias.

Por Carmen Esquivel

A pequena cidade fica a cerca de 50 quilômetros da capital e, há séculos, seus habitantes se dedicam à produção de cerâmica, devido à sua localização em áreas com prósperas minas de argila.

Segundo historiadores, essa tradição vem das comunidades indígenas Diaguita, aperfeiçoada com as técnicas dos Incas que mais tarde dominaram a região.

Durante a visita ao local pela equipe da Prensa Latina, pudemos constatar a importância do artesanato na vida econômica de Pomaire.

Na rua principal, a maioria das lojas oferece itens utilitários, como potes, pratos, panelas e jarras, além de itens maiores, como vasos de flores ou jarras, e diversas outras decorações.

Em quase todas elas a cor predominante é o marrom ou avermelhado, e também o preto, que se obtém quando tingido com esterco de cavalo ou de vaca.

Um item essencial em qualquer loja de varejo são os porquinhos de três patas, usados ​​como amuletos da sorte para amor, dinheiro e saúde.

Segundo a lenda, uma vez uma porca teve sete filhotes, e o último não tinha uma perna, então ninguém queria comprá-lo. Um dia, o porquinho começou a cavar o chão e encontrou um baú cheio de ouro, e é daí que vem a reputação de que ele traz boa sorte.

Mas Pomaire também é um lugar para saborear bolos de choclo (milho) preparados com frango ou carne bovina e cozidos em potes de barro, o que lhes dá um sabor único.

Impressionantes são as empanadas gigantes de um quilo, das quais as de pino são as mais famosas, feitas com carne moída, cebola, pimenta e outros condimentos.

Tudo isso faz de Pomaire um símbolo do artesanato, mas também da gastronomia, e é por isso que existem passeios que promovem a visita a esta pequena cidade a caminho de Isla Negra, a casa onde viveu o poeta Pablo Neruda, para combinar poesia, magia, alta gastronomia e cerâmica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS