26.5 C
Brasília
terça-feira, 11 novembro, 2025

Candidato comunista pede união após vencer primárias no Chile

Santiago, Chile, 30 de junho (Prensa Latina) Após vencer as eleições primárias do pacto Unidade pelo Chile, Jeannette Jara pediu à unidade do progressismo para continuar trabalhando pelo país hoje e oferecer-lhe uma alternativa nas próximas eleições.

Jara, que concorreu pelo Partido Comunista (PCC), foi eleito neste domingo como candidato do partido governista para a eleição presidencial de novembro, com 60,20% dos votos.

“Este é um projeto coletivo em que todos desempenharam um papel fundamental. Já disse isso várias vezes: não estou aqui para vender promessas vazias ou soluções fáceis. Não estou aqui com milagres, mas estou aqui com a garantia de que trabalharemos incansavelmente pelo nosso país”, disse ele.

A representante do PCC, apoiada pela Ação Humanista e pela Esquerda Cristã, derrotou facilmente Carolina Tohá, do Partido para a Democracia, que obteve 28,07 pontos, apesar de ter o apoio dos Socialistas, Radicais, Liberais e Democratas Cristãos.

Também participaram da disputa Gonzalo Winter, da Frente Ampla (9,02) e Jaime Mulet, da Federação Social Regionalista Verde, (2,74).

“Percorremos esse caminho juntos, dois homens e duas mulheres que aceitaram o desafio de construir um caminho comum a partir de nossas posições. Sem eles, nada disso seria possível, e é com eles que continuaremos a percorrê-lo”, disse ele.

Diante de uma multidão reunida na Avenida Ricardo Cumming, nesta capital, Jara cumprimentou especificamente o Partido Comunista do Chile, do qual é membro, bem como os outros grupos de esquerda, progressistas e social-democratas que compõem a Unidade pelo Chile.

Ela também agradeceu à ex-presidente Michelle Bachelet por abrir caminho para as mulheres deste país.

A ex-Ministra do Trabalho também incluiu entre as principais tarefas de seu programa o avanço do crescimento econômico, a conquista de um salário digno para todos os trabalhadores, o fortalecimento e a modernização do sistema de saúde, a ênfase na saúde mental e a continuidade dos programas habitacionais. A segurança pública também estará entre suas prioridades, a fim de garantir que as pessoas possam viver com segurança em bairros, cidades e locais de trabalho.

Jara enfrentará nas urnas em novembro do ano que vem contra Evelyn Matthei, da aliança conservadora Chile Vamos; José Antonio Kast, do Partido Republicano de extrema direita; Francesca Muñoz, do Partido Social Cristão; e Johannes Kaiser, do Partido Libertário Nacional.

Em seu discurso, ele pediu para “não soltarmos as mãos, mas mantê-las unidas para enfrentar a extrema direita com a mais ampla unidade política e social possível e detê-la. Essa é a nossa tarefa para o que está por vir”, disse ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS