La Paz, 19 out (Prensa Latina) A cidade boliviana de Villa Montes, departamento de Tarija, avança hoje nos preparativos para a XIV Reunião do Fórum de Representantes do Gran Chaco Sul-Americano marcada para 28 de outubro.
Com a presença de autoridades da Argentina, Paraguai e Bolívia nesta data, a cidade aspira a se tornar o epicentro da integração regional.
A reunião visa fortalecer a governança transfronteiriça e promover a integração regional em benefício do povo do Chaco, segundo um relatório institucional.
Presidente do Fórum e Executivo de Desenvolvimento de Villa Montes, Karen Sánchez destacou a importância da cooperação trinacional num contexto de crescente interdependência económica global, e apelou aos governos subnacionais dos três países para trabalharem juntos para defender interesses comuns.
Segundo a reportagem, estarão presentes o governador de Salta, Argentina, Gustavo A. Ruberto Sáenz, e o máximo poder executivo da província paraguaia de Boquerón, Harold Bergen.
O Fórum Sul-Americano do Gran Chaco é considerado um espaço fundamental de diálogo e cooperação entre os países membros com o objetivo de promover iniciativas em áreas como desenvolvimento sustentável, infraestrutura e integração econômica.
Segundo os organizadores, o encontro deste ano promete ser uma oportunidade para aprofundar a colaboração regional e enfrentar desafios comuns com espírito de fraternidade sul-americana.
A programação inclui uma sessão plenária para definição das diretrizes de trabalho, e o encerramento ocorrerá no mesmo dia.
A reunião deverá definir a data da próxima reunião do Fórum, que poderá ocorrer na última quinzena de novembro deste ano.