26.5 C
Brasília
quarta-feira, 22 maio, 2024

Zaalani: Argélia continua sua luta pela causa palestina

ARGEL – O presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Abdelmadjid Zaalani afirmou, quinta-feira em Argel, que a Argélia continuará os seus esforços e a sua luta para permitir ao povo palestiniano exercer o seu direito à liberdade e à dignidade.

À margem de uma reunião consultiva sobre o tema “Acesso à justiça, reforço da parceria e coordenação entre todas as partes interessadas”, organizada pela CNDH em coordenação com o Gabinete MENA da Organização Internacional para a Reforma Penal (OIRP), o Sr. “A Argélia continuou a sua luta pela causa palestiniana ao nível do Conselho de Segurança e do Conselho dos Direitos Humanos”, com vista a alcançar “resultados positivos a favor do povo palestiniano que provou a sua luta e resistência contra o ocupante sionista que usa as armas mais poderosas contra civis.

Ele sublinhou ainda que a Argélia “trabalha para aplicar o direito internacional em benefício do povo palestiniano e do seu direito à liberdade e à dignidade”.

A este respeito, lembrou que “os esforços da Argélia são feitos em conjunto com a resistência e os sacrifícios do povo palestiniano que conduzirão inevitavelmente a um resultado”, destacando “a necessidade desta resistência e desta luta por apoio jurídico e apoio internacional”.

Além disso, o presidente da CNDH sublinhou que esta reunião constituiu uma oportunidade para tirar conclusões das sessões de formação organizadas em várias wilayas do país, no âmbito da cooperação com o OIRP em benefício de representantes da sociedade civil, magistrados, agentes da polícia, agentes da direcção-geral da administração penitenciária e representantes do órgão nacional de protecção da criança e advogados.

Por sua vez, o Diretor de Programas da OIRP, Mohamed Chebana, especificou que esta reunião teve como objetivo avaliar as atividades e sessões de formação implementadas na área dos direitos humanos, sublinhando a importância da coordenação com o CNDH.

(APS)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS