22.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Yandex inicia expansão no Chile, México e Peru

Ayush Pachnanda/Sputnik

Sob o nome Yango Delivery, a empresa russa vem atuando no serviço de entrega em países da América Latina.

A Yango, marca internacional da Yandex.Taxi, está desenvolvendo um serviço de entrega em pelo menos três países da América Latina, segundo informações da agência Interfax.

O serviço, chamado Yango Delivery, é semelhante ao Yandex.Delivery russo, e a marca Yango é a abreviação de Yandex Go.

O serviço russo, lançado no final de 2019, não havia anunciado planos de expansão internacional, desenvolvendo-se ativamente apenas na Rússia. Seu GMV (volume bruto de mercadorias) em 2021 cresceu 3,4 vezes, totalizando quase US$ 545 milhões.

Em maio passado, a Yango Delivery publicou duas vagas de emprego no LinkedIn em Lima, incluindo uma para gerente de desenvolvimento de negócios. A descrição sugere que o serviço de entrega está sendo lançado no país latino-americano. A vaga foi publicada por Ekaterina Borisoglébskaia, chefe de desenvolvimento de negócios globais da Yandex. Também no portal há o perfil de Grigóri Pogosian, CEO da Yango Delivery para América Latina desde setembro de 2021, com escritório na capital chilena, Santiago.

De acordo com Pogosian no LinkedIn, o serviço no Chile está ativo e já vem crescendo, inclusive por meio da busca de parceiros e clientes. O executivo também publicou um post sobre a procura de um funcionário na Cidade do México.

O Yango Delivery realiza todos os tipos de entrega, exceto comida. Em três meses de operação, o serviço fez uma média de 400 entregas diárias, escreveu Pogosian em fevereiro, acrescentando que o número deveria aumentar em breve.

A assessoria de imprensa do Yandex confirmou à Interfax que está realizando um teste do serviço de logística no Chile. Um porta-voz da empresa também confirmou que os trabalhos para lançar o projeto começaram em 2021, mas não divulgou detalhes sobre futuros países.

O site da Yango Delivery está atualmente disponível em seis versões para diferentes localidades no mundo: Peru, Chile, México, África do Sul, Turquia e Israel.

O original encontra-se em https://br.rbth.com/economia/86833-yandex-inicia-expansao-no-chile-mexico-peru

ÚLTIMAS NOTÍCIAS