© AP Photo / Vahid Salemi
Sputnik – Nesta segunda-feira (20), o vice-presidente iraniano, Mohsen Mansouri, confirmou a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amirabdollahian, e dos demais tripulantes.
O helicóptero havia desaparecido na manhã de ontem, domingo (19), após fazer um pouso forçado em uma região montanhosa de difícil acesso, no noroeste do país, próxima às fronteiras com Armênia e Azerbaijão, informou o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Conquistas do Irã durante a presidência de Raisi
Ebrahim Raisi foi eleito presidente nas eleições gerais em 2021, aos 61 anos. Durante seu mandato, o Irã restabeleceu relações diplomáticas com a Arábia Saudita – sem mediação ocidental. Além da Arábia Saudita, a República Islâmica conseguiu restaurar e desenvolver as relações diplomáticas com o Kuwait, Egito, Líbia, Sudão, Djibuti e Maldivas.
O país também melhorou muito seus laços com a Rússia, desdolarizou e expandiu seus laços econômicos com Moscou e Pequim. Além disso, foi durante o seu mandato que o irã se tornou membro de pleno direito do BRICS.
Um presidente para a estabilidade
A eleição de Raisi para o cargo de presidente foi reflexo do almejo da sociedade por uma governança confiável e previsível. A vitória de Raisi era esperada: os especialistas tinham previsto isso muito antes da eleição. Assim, quando 62% dos eleitores apoiaram Raisi, se tornou um voto simbólico pela estabilidade.
Entre as conquistas da República Islâmica durante a presidência de Raisi, vale destacar que o país se tornou membro de pleno direito da Organização para a Cooperação de Xangai (SCO) e integrou sua economia na União Econômica Eurasiática (UEE).
Além do mais, o Irã conseguiu cobrar a dívida do Reino Unido de £ 400 milhões (R$ 2.59 bilhões) pelo contrato revogado de 1979 de fornecimento de tanques Chieftain. Teerã maximizou a produção de petróleo, superando até mesmo o nível anterior às sanções: 3,4 milhões de barris por dia.
Entre os acontecimentos mais recentes, foi durante a presidência de Raisi que o Irã lançou sua primeira operação em larga escala contra Israel, lançando ataques de foguetes a partir de seu território.