16.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Venezuela rejeita novo relatório “infundado” dos EUA para atacá-la

HispanTV – A Venezuela rejeita outra posição politizada dos EUA contra ela e insiste que o direito internacional deve ser construído sobre os princípios da igualdade.

O governo dos Estados Unidos divulgou na quinta-feira seu relatório anual sobre o tráfico de pessoas, no qual apontou a Venezuela, entre outros países, como um dos que chamou de mais problemático por estar abaixo dos “padrões mínimos”.

Por meio de sua conta no Twitter, o chanceler venezuelano, Yván Gil, publicou um comunicado no mesmo dia afirmando que o país rejeita categoricamente o relatório, onde “este assunto delicado é usado para fins políticos para atacar o governo bolivariano por motivos infundados”.

De acordo com a nota, que acusa Washington de buscar “se colocar como um cão de guarda das políticas implementadas por outros países”, o direito internacional não deve ser construído “ao capricho de um único país, independentemente de seu poderio militar ou econômico” . “

Nesse sentido, o chefe da diplomacia venezuelana exortou os Estados Unidos a respeitar a soberania de outras nações.

Da mesma forma, o texto denuncia as “medidas coercitivas ilegais e unilaterais” do país norte-americano, que, de fato, visa prejudicar o povo venezuelano, acrescenta.

O Itamaraty lamenta que essas mesmas medidas “constituam um incentivo à migração de pessoas vulneráveis ​​ao flagelo do tráfico”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS