Caracas, 4 out (Prensa Latina) A Venezuela aponta hoje para converter-se na primeira exportadora de gás do continente mediante o projeto Gran Marechal Sucre, que potencializará a extração desse recurso no país.
Segundo declarações do ministro de Petróleo e Mineração, Eulogio Del Pino, esse projeto contempla o desenvolvimento de quatro campos que explorarão o gás não associado, úmido e o condensado.
O ministro assegurou que até o momento se registra um avanço superior a 90 por cento do projeto Gran Marechal Sucre e está previsto que futuramente sejam produzidos até 1,2 bilhão de pés cúbicos de gás e 28 mil barris de condensados por dia.
Del Pino destacou que depois de assinar um contrato com a empresa Petromil Gas de Colombia no dia 28 de setembro, em dezembro começarão a exportar 50 milhões de pés cúbicos de gás por dia provenientes do Golfo da Venezuela.
Adiantou que está em processo a assinatura de acordos com Trinidade e Tobago, Aruba, Curaçao e Jamaica no setor energético.
O gás venezuelano vai propagar-se por toda a região para diversificar o faturamento da nação com novos projetos que apontam para a superação da dependência do petróleo.
Em 2015, a Venezuela era o sexto exportador de gás natural do mundo, com uma reserva de gás estimada em 197 bilhões de pés cúbicos.