24.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 junho, 2024

Venezuela enviou ajuda humanitária ao México após o furacão

Caracas (Prensa Latina) A Venezuela enviou nesta segunda (30/10) ao México um carregamento de mais de 26 toneladas de ajuda humanitária para aliviar os danos causados ​​pelo furacão Otis, que atingiu aquele país em 25 de outubro, deixando mais de 40 mortos.

Imagens transmitidas pela Venezolana de Televisión mostraram o momento em que os trabalhadores do aeroporto embarcaram a carga na aeronave da empresa Conviasa.

O vice-chanceler venezuelano para a América Latina, Rander Peña, declarou à imprensa que a ajuda é composta por alimentos, equipamentos de salvamento e resgate.

Na sua conta X, antigo Twitter, o diplomata referiu que a doação enviada pelo governo de Nicolás Maduro chegará ao México nas próximas horas.

“Que o povo mexicano saiba que conta com a solidariedade ativa e oportuna do povo venezuelano e que o acompanhamos neste momento tão difícil e lamentável. “Fuerza México!”, ele ressaltou.

No aeroporto internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, o embaixador mexicano em Caracas, Leopoldo de Gyves, agradeceu às autoridades e ao povo bolivariano pelo gesto humanitário.

O carregamento, especificou, é “muito importante” e terá como destino o aeroporto internacional Felipe Ángeles, na Cidade do México, e é composto por utensílios domésticos, medicamentos, alimentos e equipamentos diversos.

Especificou que a ajuda atingirá em particular a zona afetada do estado de Guerrero.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou em comunicado na semana passada a sua solidariedade ao “povo irmão” do México, após os danos causados ​​pelo furacão Otis na cidade de Acapulco. Em nome do Governo e do povo venezuelano, e diante deste lamentável acontecimento que deixou múltiplos danos em seu rastro, a República Bolivariana “se solidariza com as famílias vítimas desta circunstância”, produzida pelos efeitos do clima mudança e seu impacto na humanidade., ele expressou.

Da Venezuela reiteramos a nossa solidariedade ativa e oportuna, na qual “expressamos a nossa disponibilidade para prestar ajuda ao Governo mexicano, a fim de colaborar com as autoridades locais nestes tempos difíceis”, sublinhou a nota do Itamaraty.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS