21.5 C
Brasília
sexta-feira, 14 junho, 2024

Venezuela e Vietnã fortalecem laços políticos e diplomáticos

Hanói, 8 de junho (Prensa Latina) Os ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, e do Vietnã, Bui Thanh Son, concordaram neste sabado (08) em afirmar o excelente estado dos laços políticos e diplomáticos existentes entre ambos os países.

Passados ​​35 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os laços entre o Vietname e a Venezuela gozam de um nível extraordinário, disse Gil Pinto ao ser recebido pelo seu anfitrião para a realização de conversações que, disse, serão mais um passo no sentido de se conseguir uma maior aproximação. .

Venezuela-e-Vietnã-afirmam-excelente-estado-das-relações

O Chanceler Bolivariano sublinhou a sua gratidão tanto pela posição firme do Vietname na defesa dos interesses da Venezuela e na luta contra a imposição de medidas coercivas unilaterais, como pela atenção e cordial acolhimento recebido na sua primeira visita a Hanói, cidade que descreveu como heróico e um exemplo para a humanidade.

Thanh Son, por sua vez, expressou a sua confiança de que a estadia aqui do chefe da diplomacia venezuelana representará uma importante contribuição para o desenvolvimento do relacionamento abrangente entre os dois países e reiterou que o Vietname deseja fortalecer ainda mais os tradicionais laços de amizade com a República Bolivariana.

Referindo-se à reunião de hoje, antecipou que iriam abordar a situação actual de ambos os países e medidas para aumentar a cooperação em áreas como a economia, o comércio, os investimentos, a agricultura e a investigação, com o objectivo de aumentar ainda mais a confiança mútua e a relação. é mais eficaz e duradouro.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros vietnamita referiu-se também à visita a Caracas realizada em Abril passado pelo vice-primeiro-ministro Tran Luu Quang, que ali confirmou que o Vietname sempre considerou a Venezuela um dos seus amigos tradicionais e parceiros importantes na região latino-americana.

Thanh Son elogiou também os sucessos socioeconómicos alcançados pelo Governo venezuelano e manifestou a sua confiança de que, sob a liderança do Presidente Nicolás Maduro, continuará a alcançar maiores conquistas na construção de um país cada vez mais desenvolvido.

O Chanceler venezuelano chegou a esta capital na véspera e iniciou esta manhã o seu programa oficial de atividades prestando homenagem ao herói da independência vietnamita, o Presidente Ho Chi Minh, no mausoléu onde repousam os seus restos mortais.

À tarde, Gil Pinto terá um encontro com o Primeiro-Ministro Pham Minh Chinh, para encerrar a sua primeira visita a esta nação indochinesa.

Venezuela-e-Vietnã-afirmam-excelente-estado-das-relações

O Vietname e a Venezuela estabeleceram relações diplomáticas em Dezembro de 1989, mas só uma década depois, com a chegada do Comandante Hugo Chávez à Presidência da nação, é que esses laços foram promovidos e começaram a aprofundar-se.

Hanói abriu a sua Embaixada em Caracas em Dezembro de 2005 e o gesto foi retribuído pelo governo venezuelano em Janeiro de 2006. Nesse mesmo ano, Chávez fez aqui uma visita de Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS