Caracas, (Prensa Latina) Delegações da Venezuela e Suriname abordaram aqui aspectos de interesse para reforçar a cooperação bilateral nas áreas da economia e o comércio, segundo conheceu-se hoje em meios de imprensa da nação sul-americana.
De acordo com a nota da chancelaria venezuelana, a reunião faz parte da política do governo bolivariano para o fortalecimento das relações com os países do Carbe.
Também significou uma oportunidade para a busca de soluções próprias e complementares ante os ataques de fatores externos para desestabilizar a economia dos países, assinalou Yánez na jornada.
‘Falaram-se temas vinculados à aeronáutica civil, cooperação agrícola, a lista de exportação entre países com o propósito de aproveitar a complementaridade económica. Também se conversou a possibilidade de formação em matéria de exportação’, disse.
Conheceu-se ademais que o executivo bolivariano sugeriu à delegação visitante o uso do mecanismo financeiro de pagamento Sucre como fórmula para conter as agressões em matéria financeira.
O diplomata venezuelano informou sobre possíveis vistas de uma equipa técnica de Suriname a plantações de arroz venezuelanas e o estabelecimento de cooperação quanto ao armazenamento em Venezuela de trigo surinamês, como parte de um convênio no sector agrícola.
Em matéria de aeronáutica propôs-se a disposição de iniciar vôos nas linhas Paramaribo-Caracas, Paramaribo-Valencia e propiciar saídas para Europa para romper a pretensão de isolar aos países, agregou Yánez.
Por último, o diplomata venezuelano qualificou a jornada como positiva e felicitou ao povo irmão pela celebração da sua independência em 25 de novembro.