26.5 C
Brasília
terça-feira, 28 maio, 2024

Venezuela e Cuba assinam 27 acordos de cooperação integral

Caracas, AVN

Venezuela e Cuba assinaram nesta quinta-feira 27 acordos de cooperação na área social, durante a XVIII reunião da Comissão Intergovernamental do Convênio Integral de Cooperação Cuba-Venezuela.

Este documento, que faz parte do Plano Anual de Cooperação para 2018, foi assinado pelo chanceler da República, Jorge Arreaza e o ministro cubano de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Díaz, como copresidentes da reunião, explicou o portal web do ministério das Relações Exteriores.

Durante o encontro, o chefe da diplomacia nacional venezuelana destacou que este convênio visa o atendimento à população, “mas com o elemento principal que é a formação do pessoal venezuelano, para ir assumindo as tarefas de vanguarda que num princípio os cubanos fizeram”.

Arreaza elogiou o trabalho das duas equipes de governo nas relações de cooperação binacional, que se traduzem em benefício para ambos os países.

“É satisfatório ver como hoje na Venezuela se chega a um módulo de saúde e pode encontrar um médico venezuelano ou cubano, e isso é uma demonstração de que sempre estivemos no caminho correto, porque o que nos vai permitir fazer sustentável todas as políticas sociais que se impulsionaram mediante o convênio, é a transferência do conhecimento e também, do amor”, destacou Arreaza.

Ele explicou que a aliança integral com Cuba “tem sido uma experiência maravilhosa que tem se transformado” e ressaltou que 2018 será “extraordinário e os anos sucessivos serão melhores”, “porque as circunstâncias mundiais também nos levam a essa direção”.

O ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrígo Malmierca, destacou que a semente da Aliança para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), que neste 14 de dezembro chegou a seus 13 anos de fundada, “tem sua semente neste convênio, por ser uma nova forma de cooperação onde ressaltam a fraternidade, solidariedade e complementariedade, para nossos povos”.

Também aproveitou para parabenizar o recente triunfo eleitoral da Revolução Bolivariana, que neste domingo conquistou, de forma cívica, pacífica e democrática, 308 das 335 prefeituras do país, e ratificou que Cuba seguirá acompanhando as novas vitórias do povo venezuelano, sob o comando do presidente Nicolás Maduro.

Há 17 anos, os governos da Venezuela e Cuba assinaram mais de 60 acordos na área da saúde, esporte, educação, cultura e colaboração científica e até agora mais de 200 mil cubanos prestaram serviço na Venezuela.

A XVIII Reunião da Comissão Intergovernamental do Convênio Integral de Cooperação Cuba-Venezuela coincidiu com a XVI Reunião do Conselho Político da ALBA-TCP.

Foto: @CancilleriaVe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS