28.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

Venezuela acusa a CNN de favorecer os interesses da ExxonMobil em Essequibo

© AP Photo / Ariana Cubillos

Sputnik – O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, denunciou em 9 de fevereiro que a divulgação de notícias falsas pela rede americana CNN visa ocultar os interesses da empresa ExxonMobil em explorar e assumir ilegalmente o território de Essequibo.

“Este escrito insidioso procura encobrir o interesse da ExxonMobil em apreender e explorar ilegalmente uma área marítima pertencente à Venezuela e uma zona marítima indeterminada com a Guiana, conforme recentemente revelado por seu presidente, Alistair Routledge”, declarou Gil através da rede social X.
Joe Biden, presidente dos EUA, responde a pergunta de repórter a caminho da Casa Branca, em Washington D.C., EUA, em 20 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024

Panorama internacional

Mídia dos EUA: ‘Biden luta há anos contra a percepção de que é uma figura diminuída’

chanceler referiu-se à nota publicada pela CNN que alega que “a Venezuela está acumulando tropas perto da fronteira com a Guiana, apesar do acordo para evitar uma escalada”.
A este respeito, Gil destacou que o jornalista da referida rede de televisão e autor da matéria, Vasco Cotivio, “tem um histórico de criar notícias falsas contra a Venezuela”.

“Hoje, juntamente com Allegra Goodwin [jornalista], eles manipulam informações obtidas por meio de imagens de satélite da empresa Maxar, uma importante fornecedora de inteligência do Departamento de Defesa dos EUA e de empresas transnacionais como a ExxonMobil”, comentou.

Exército brasileiro transfere veículos blindados de Manaus para Boa Vista para reforçar a fronteira com Venezuela e Guiana devido às tensões sobre as reivindicações venezuelanas na região de Esequibo, em Manaus, Brasil, 2 de fevereiro - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024

Notícias do Brasil

Exército triplica equipamentos e contingente no norte do Brasil perto da fronteira com Essequibo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS