20.5 C
Brasília
segunda-feira, 26 fevereiro, 2024

Uruguai: Ministro do Interior apresentará estratégia de segurança

Montevidéu, 19 jan (Prensa Latina) O ministro interior do Uruguai, Nicolás Martinelli, comparece hoje perante o Parlamento para explicar a estratégia de segurança diante dos atos de violência e das ações do tráfico de drogas.

Martinelli se antecipou a pedir para ser recebido pelo Poder Legislativo, dada a intenção da oposição Frente Ampla de exigir seu comparecimento devido à sucessão de homicídios nos últimos dias de 2023.

O ministro anunciou que apresentará uma estratégia baseada numa abordagem “dual”, que combina a repressão policial e a abordagem das causas da criminalidade.

Para isso, a instituição estuda a contratação de profissionais para realizar um estudo acadêmico sobre o aumento da violência e assim traçar respostas.

“Temos um problema centrado em homicídios, roubos, furtos e roubos de gado”, afirmou o titular do Ministério do Interior, que reconheceu que outros crimes também exigem resposta.

As autoridades governamentais, particularmente o Ministério do Interior, atribuem a crescente atividade do tráfico de droga no país como a principal causa do aumento da violência, particularmente dos homicídios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS