19.5 C
Brasília
terça-feira, 17 setembro, 2024

Uruguai atualiza medida sobre uso de máscaras em centros de saúde

Montevidéu (Prensa Latina) O uso de máscaras não é mais obrigatório para quem acessa os centros de saúde no Uruguai, segundo decreto governamental divulgado nesta sexta (29).

A medida faz parte da atualização das recomendações sobre medidas de controle da Covid-19, embora não se aplique aos profissionais de saúde que devem continuar usando a máscara facial.

“Nos estabelecimentos de saúde é suspensa a obrigatoriedade do uso de máscara à entrada. O pessoal de saúde deve usar máscara de acordo com a atividade de risco e seguindo os protocolos habituais”, diz o decreto assinado pelo presidente Luis Lacalle Pou e pela ministra da Saúde Pública, Karina Rando.

No entanto, mantém-se a recomendação do uso de máscaras faciais “em espaços mal ventilados, fechados e/ou lotados”, “na população geral assintomática, especialmente naqueles grupos vulneráveis ​​ou de maior risco para a Covid-19 e gripe”. “

A legislação recomenda que as pessoas com sintomas respiratórios utilizem máscara, especialmente durante o período de isolamento, quando em contacto com outras pessoas e nas 48 horas seguintes ao levantamento da quarentena.

O texto acrescenta que as recomendações atualizadas “são dinâmicas e estarão sujeitas a modificações dependendo da situação epidemiológica”.

Com uma população de menos de três milhões e meio de habitantes, mais de um milhão de pessoas foram infectadas pela Covid-19 no Uruguai e mais de 7.600 perderam a vida durante a pandemia.

As autoridades anunciaram que no início do próximo ano começará a ser aplicada uma quinta vacina contra a Covid-19, especialmente em idosos e pessoas vulneráveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS